28.2.07

Como publicar narrativas em série

Publicar uma história que tem desdobramentos, não é mesma coisa da velha pirâmide invertida. Na web precisamos de outros ingredientes, como os presentes nas Leis daGestalt, aplicados à hipermídia. Será que as taxonomias também podem ajudar? Roy Peter Clark já tem as respostas e elas estão no site Poynter Institute, o sexto e último artigo do seu trabalho sobre como é que os jornais e os sites devem tratar grandes histórias. http://www.poynter.org/content/content_view.asp?id=118571

25.2.07

Impossibilidades

A impossibilidade do encontro (...)

Ambos sabiam que o improvável sempre iria acompanhá-los. Desde o primeiro encontro; não havia força capaz de movê-los para a consumação das coisas. Eles eram apenas sonhos e sensações, as mais puras e belas. Cada um sabia exatamente o que o outro sonhava ou desejava para si e para o mundo em que viviam.
Mas eram incapazes de, por exemplo, marcar um encontro simples, sem atrasos, correrias ou pressa. O relógio do dia-a-dia os aprisionava. Eles eram atrapalhados (ambos) e mal conseguiam dar conta da chatice do dia-a-dia. Tantos papéis para representar na escola, no trabalho (...) Tantos telefonemas que nunca foram feitos. NÃO QUERIAM INCOMODAR.
Eles sentiam saudade. Aquela que aperta o peito, mas se recusavam a se apaixonar. Isso era para os tolos. Eles estavam numa esfera acima, prometeram não sofrer mais. Já sofreram muito. Plastificaram o coração e viviam disfarçando os sentimentos.

O tempo passava e eles permaneciam atrelados como um bote salva-vidas, que envelhece ao lado do navio, sem uso. Queriam tempo e um lugar doce, mas só aconteciam encontros próximos ao metrô, ou em pequenas doses de felicidade. O expresso 1368 só partiu uma vez. Eles conseguiram, neste dia, congelar o tempo, ou melhor, expandi-lo como se tivessem entrado num portal mágico. Lá os sonhos – por horas – pareciam para sempre.
Mas ao tentarem pegar o mesmo trem, a sombra do dia-a-dia os envolvia de culpa, compromissos, tolices e racionalizações que os românticos fazem constantemente para se mostrarem durões.
Durões no ligam, durões escrevem num bloquinho velho.
Mas jamais ligam e dizem:
Vem me ver agora.

23.2.07

Formato pêra

Woody Allen descobriu o Livro da dieta de Friedrich Nietzsche e publicou alguns trechos na revista Piauí deste mês. A melhor parte é quando Nietzsche discorre sobre a gordura acumulada nos quadris. Vale a pena ler (...) "A gordura propriamente dita é uma substância ou a essência de uma substância ou um modo de tal essência. O grande problema tem início quando ela se acumula nos quadris. Entre os pré-socráticos, foi Zenão quem preconizou que o peso era uma ilusão, e que, por mais que um homem comesse, ele sempre engordaria apenas a metade do que engorda um homem que nunca faz flexões de braço. A busca de um corpo ideal obcecava os atenienses e, numa peça perdida de Ésquilo, Clitemnestra quebra seu juramento de nunca mais fazer boquinhas entre as refeições e arranca os olhos quando se dá conta de que não cabe mais em seus trajes de banho" (...). Eu, como boa integrante das mulheres com corpo pêra e também apaixonada por Nietzsche, comprei a Piauí logo que vi a chamada na banca mais próxima.

***
"a Torta Cremosa de Frango, de Hegel, foi a primeira a utilizar as sobras com implicações políticas relevantes. O Mexidinho de Camarões Fritos com Legumes, de Spinoza, pode ser desfrutado igualmente por ateus e agnósticos, ao passo que uma receita pouco difundida de Hobbes, Costelinhas de Leitão Assadas na Grelha, permanece como um enigma filosófico. O grande lance da Dieta de Nietzsche é que, uma vez que os quilos são perdidos, eles continuam longe de nós – o que não é o caso do Tratado sobre o amido, de Kant". Simplesmente um deleite!

Blog contra o islã?

Casos como o do blogueiro Abdel Karim Suleiman, de 22 anos, condenado a quatro anos de prisão por criticar o islã e o ditador egípcio Hosni Mubarak, estão se tornando comuns no tribunal de Alexandria. Ainda em janeiro deste ano, outro egípcio, o estudante Kareem Amer, de 22 anos, também foi preso por ter postado em seu blog material considerado difamatório pelas autoridades.
Segundo o que apurou a Folha de S.Paulo, o ex-estudante de direito já estava preso desde novembro do ano passado por causa dos textos críticos que ele publicou na internet. Em comunicado à imprensa mundial, a Anistia Internacional afirmou que "esse é um novo golpe violento contra a liberdade de expressão no Egito" . Comunicados indignados não resolvem o problema de uma geração de jovens egípcios que querem se expressar. Em um país onde o Estado controla os jornais, as rádios e as emissoras de TV, a internet tornou-se a única fonte de expressão.

6.2.07

New Order no café da manhã

"Krafty"

Some people get up at the break of day
Gotta go to work before it gets too late

Sitting in a car and driving down the road
It ain't the way it has to be

But that's what you do to earn your daily wage
That's the kind of world that we're living in today

Isn't where you wanna be

And isn't what you wanna do

Just give me one more day (one more day)
Give me another night (just another night)
I need a second chance (second chance)
This time I'll get it right (This time I'll get it right)

I'll say it one last time (one last time)
I've got to let you know (I've got to let you know)

I've got to change your mind (I've got to change your mind)
I'll never let you go

You've got to look at life the way it oughta be
Looking at the stars from underneath the tree
There's a world inside and a world out there
With that on tv you just don't care

They've got violence, wars and killing too
All shrunk down in a two-foot tube
But out there the world is a beautiful place
With mountains, lakes and the human race
And this is where I wanna be
And this is what I wanna do

Just give me one more day (one more day)
Give me another night (just another night)
I need a second chance (second chance)
This time I'll get it right (This time I'll get it right)

I'll say it one last time (one last time)
I've got to let you know (I've got to let you know)

I've got to change your mind (change your mind)
I'll never let you go

Just give me one more chance (one more chance)
Give me another night (just another night)
With just one more day (one more day)
Maybe we'll get it right (You know I'll get it right)

I'll say it one last time (one last time)
I've got to let you know (I've got to let you know)
If I could change your mind (change your mind)
I'll never let you go