31.3.07

Eu quero um Leonidas lá em casa







Nada como um exército de homens "tanquinho" para acabar com qualquer tristeza feminina. 300, que estreiou ontem em circuito nacional, traz um Rodrigo Santoro que definitivamente não fala em seus filmes, quem sabe no próximo?


Santoro não conseguiu convencer como Xerxes, estava tenso e suas falas não combinavam, mas, em contrapartida, Leonidas (Gerard Butler) - além do corpo monumental, colírio para as mulheres -- , tinha um humor e uma acidez que ia além das terras de Esparta. A rainha espartana também mostrou que era uma mulher Alfa, para usar o termo em moda entre as amigas "Sex and the city". (...) Ao ser chamada de adúltera, resolveu a questão com a espada (...) Não contarei mais para não ser chata e descrever o filme todo.


Aliás, os homens deveriam ver mais estes seriados de alma feminina para saber porque as mulheres faziam fila ontem na estréia de 300. Fãs de HQs do Miller, sim algumas, inclusive eu, mas a grande maioria viu o trailler na Web e já entabulavam conversas entre si sobre os músculos espartanos. Só uma pipoca para acompanhar, pois o manjar dos deuses estava sensacional. Sim, tinha muito sangue e mortes, mas as mulheres nem viram esta parte. O escocês Gerard Butler já encantou as mulheres quando protagonizou Drácula em 2000. Lembram dele?

PS: sei que terão namorados preocupados, maridos que sabem que não conseguirão transformar nenhuma Companhia Atlética em treinamento físico espartano. Mas, minha dica é relaxar...As mulheres sonham acordadas com mecânicos, marinheiros, bombeiros. Na grande maioria das vezes não comentamos nada, apenas sonhamos!

27.3.07

"Youtubizar-se". A nova febre do jornalismo nos EUA


O The Wall Street Journal Online já começou a "YouTubizar-se". Criou um menu de vídeos com temas que vão de imóveis à moda, onde os leitores podem ver diretamente na página do jornal, enviar por e-mail, copiar o endereço ou mesmo o código HTML.

26.3.07

Eu sou uma Alfa nerd


Vocês já sentiram uma vontade enorme de congelar o tempo e poder expandí-lo a seu favor? Bom, eu sinto isso diariamente. Voltei do Barcamp com várias idéias, principalmente depois da reunião/café/desabafo e imersão que tive com Ceila e Lucia, duas mulheres totalmente Alfa, como a revista Época nos define....Somos modernas, inteligentes, decididas, independentes financeiramente e faltou o adjetivo nerds. Claro, nós somos (eu me incluo). Pois enquanto milhares de magrelas, loiras e saradas aproveitaram o sábado de sol para manter a cor, correr na academia ou simplesmente consumir nos shoppings, nós três Alfas, discutimos camadas deleuzianas, produção coletiva de conteúdo, tags, a limitação dos designers e muito mais....Não consegui ainda escrever tudo que desejo do meu balanço do Barcamp, ou seja, meu diário de bordo, pois tive sono e acordei meio table hoje.
Para quem gostou da foto, tem mais no flickr http://www.flickr.com/groups/htmljokes/pool/Aproveite e monte a sua!!!

25.3.07

Os resultados do BOP 2007


Marcos Palacios (gjol.blogspot.com) nos lembra que os resultados do BOP 2007 (The Best of Photojournalism) começaram a sair e é imperdível. O BOP é um projeto da National Press Photographers Association. Os resultados para fotojornalismo online só foram parcialmente divulgados, estando disponibilizadas Galerias selecionadas como as melhores. Faltam os anúncios dos ganhadores para slide show, multimídia e blogs fotográficos.

23.3.07

BarCamp e Gafanhoto juntos pelo mesmo ideal

Reunir gente interessada em internet e tecnologia, disposta a trocar experiências, colaborar - esse é o objetivo do BarCamp. O evento é organizado informalmente, enquanto acontece, sem ter uma programação fechada ou palestrantes definidos: são os próprios participantes que decidem a grade de discussões no começo de cada dia. Entre os temas que serão discutidos em São Paulo estão comunicação participativa, gestão de conteúdo, software livre, plataformas online de colaboração e Web 2.0. Dia 24 o evento acontece na Faculdade Cásper Líbero, a partir das 9h00, e no domingo, 25, na Gafanhoto (Av. Rebouças, 3.181, tel.3816-2859), casa de cultura de Cazé Peçanha (MTV) e Newton Cannito, recém-inaugurada em Pinheiros.

19.3.07

Irmãos Marley animam minha segunda



Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo. Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo.Gingado e sorriso lindo........................

Hoje assistirei ao show dos irmãos Stephen Marley & Damian "Jr. Gong" Marley pelo http://msnpresents.msn.com/Marleys/artist.aspx?mkt=pt-br. Não percam a apresentação ao vivo de Miami. Os Marleys, dois filhos do ícone do Reggae Bob Marley, prometem muita animação e gingado na tela do computador. Vamos de Bob para a semana ser feliz e alegre, pois o tempo está mais frio e cinza. O que nos faz dormir melhor e nos preparar para o mundo do chocolate com a Páscoa se aproximando.

12.3.07

The Guardian 24/7


O jornal The Guardian passa a oferecer notícias 24 horas por dia, sete dias por semana (24/7), com base em princípios anunciados por Alan Rusbridger, seu editor geral. Vale a pena conhecer na íntegra os pontos elencados pelo documento que prevê uma produção constante, com notícias bem apuradas e editadas. Isso me fez lembrar do que fazíamos em 1998 na revista Época Online. Bons tempos que os websites de revistas eram levados a sério pela massmedia brasileira.
1. The Guardian está crescentemente tornando-se um provedor global de notícias, com uma audiência e uma reputação internacionais;
2. Usuários da Web esperam ler as notícias no momento em que acontecem
3. Se não atualizarmos nosso site continuamente, os leitores irão para outra parte;
4.Nosso website é crucial para nossa estratégia digital e para o futuro do The Guardian & Observer;
5.O propósito internacional e alcance do The Guardian & Oberserver não podem ser atingidos com a programação de publicação vigente;
6. O jornalismo do The Guardian & Observer deve ser preciso, fidedigno e confiável;
7. Em qualquer circunstância em que a velocidade possa comprometer a confiabilidade, deve-se optar pela confiabilidade;
8. Continuamos a colocar um valor extremamente alto na profundidade, complexidade e na idéia de um jornalismo que não pode ser precipitado;
9. Reconhecemos que a maior parte de nosso melhor jornalismo requer tempo, paciência e pesquisa diligente;
10. 24/7 significa que passaremos a publicar material 24 horas por dia, sete dias por semana e não mais, como agora, 16 horas por cinco dias;
11. Isso significa publicar mais de nossas notícias, de acordo com as demandas da Web, ao invés das demandas e ritmos de um jornal impresso;
12. De maneira geral, material que foi redigido e editorado pode ser postado na Web tão logo se torne disponível;
13. Exceções podem ser feitas para histórias que os editores decidam preservar para a edição impressa;
14. Continuaremos a usar serviços de agências para as notícias de última hora, mas buscaremos fazer uso pleno de nossas capacidades editoriais e agregar valor "The Guardin/Observer";
15. Isso significa criar contextualização, análise e opinião - e, algumas vezes, cor (colour);
16. O ponto acima se aplica principalmente na área de notícias (nacionais, internacionais, cidade, esporte);
17. Aplica-se também a comentários e, por exemplo, crítica de arte;
18. Haverá áreas não-noticiosas que gostaríamos de estender e explorar ao longo dos sete dias;
19. Nossos processos de produção devem refletir as necessidades da web (por exemplo, o uso de manchetes adaptadas à web (web-friendly headlines), além de manchetes jornalísticas, links, tags, palavras-chaves etc);
20. Todos os jornalistas do The Guardian & Observer deverão trabalhar de acordo com estes princípios.

Alan Rusbridger
Editor, The Guardian

11.3.07

Céu de Monet


Todo dia de céu azul, como hoje, aquele céu de Monet, fico sem ar. Dias cinzas não me causam nada. Sou o avesso.
Todo dia de céu azul sinto uma vontade absurda de sair correndo, pegar o primeiro avião, dizer olá para um estranho, congelar o dia e ficar deitada na grama olhando o céu.
Dias de Monet deveríamos nos apaixonar loucamente. "Beautiful day" com princípio, meio e fim. Um dia de 12 horas imersa no mar, apenas sentindo o salgado na pele, a areia fazendo cócegas nos pés. Um dia ouvindo U2.

It's a beautiful day
Sky falls, you feel like
It's a beautiful day
Don't let it get away

Dias de céu azul não quero ser eu, nem conversar sobre advogado, dinheiro, doutorado, contas e chatices. Será que corto o cabelo? Antes, quando o vento leste batia matador -- associado ao céu de Monet --, eu cortava o cabelo, mudava a cor e comprava roupa nova. Hoje apenas espero anoitecer e o vento passar. Será maturidade?
Ou falta de coragem de mudar tanto?
Dias de céu azul pedem sorvete de creme com calda de chocolate. Pedem tudo: a chegada de quem não avisou que vinha; um beijo inesperado; sair cantando pela rua e o que mais der vontade.
Dias de céu azul são foda. Dias de céu azul e vento leste são enlouquecedores, principalmente para quem sente falta de ar.

7.3.07

Baudrillard diz adeus

Com a definição de ambiência nas mãos e as explicações sobre cor natural, quente e frio, preenchi toda a lousa com as falas de Baudrillard. Seu livro "O sistema dos Objetos", deveria ser lido obrigatoriamente por todos os jornalistas, publicitários e designers que pretendem entender o nosso cotidiano. Minha aula foi rica de cenas mentais e depois de 45 minutos falando para uma platéia de 45 alunos, uma garota de sardas me perguntou qual a visão que Baudrillard tinha do nosso mundo. Puxa, não pude deixar de dizer que ele tinha partido ontem, aos 77 anos. Um dos meus pensadores preferidos, Baudrillard sempre teve uma abordagem ácida da mídia e da sociedade do consumo que vivemos mergulhados até o pescoço.

Em 1968, lançou seu primeiro livro de sociologia, "O Sistema dos Objetos", sucedido por "A Sociedade de Consumo", em 1970. Três anos depois, ao assinar "O Espelho da Produção", rompeu com o marxismo. Depois dessa mudança nos ventos, Baudrillard conquistou mais inimigos que amigos, pois conseguia abordar idéias totalmente opostas com a mesma desenvoltura que escreveu "América". Foi uma manhã riquíssima pra mim. Ainda mais nesta semana insuportavelmente Bush.

6.3.07

Wiki, Second Life e Google na sala de aula

Google como ferramenta de apuração de matérias? Retorno dos copidesques às redações? Wikipédia, Second Life e Web 2.0.? Se você acha isso tudo estranho é porque ainda não mergulhou no universo do jornalismo digital e on-line. Em entrevista exclusiva ao Reunião de pauta , dei dicas para quem quer se preparar para encarar, sem medo, o futuro da profissão. Fico cada vez mais animada com iniciativas acadêmicas como a do professor José Renato Salatiel, da UNAERP do Guarujá, que mantém o blog Reunião de pauta como apoio para a didática em classe. Outros exemplos, como meus alunos de Jornalismo, turma 2007, na PUC-SP, que criaram uma comunidade no Orkut para usar como mural das aulas e o google talk como forma de conversa online, já que o Google passa pelo firewall da PUC e o MSN é barrado, me fazem ter a certeza que a minha aula sobre práticas jornalísticas no Second Life será muito legal hoje a noite. Leia a seguir a entrevista: http://salatiel-reuniaodepauta.blogspot.com

4.3.07

Pequenas tarefas cotidianas

 Use a luz natural o máximo que puder
 Feche torneiras enquanto não utiliza a água que sai delas
 Cobre do vizinhos e do prédio em que mora os desperdícios de água
 Desligue tudo que pode ser desligado quando sair de casa
 Chame só um dos elevadores
 Suba ou desça pela escada um ou dois andares
 Use transporte público sempre que puder
 Use o menos possível o carro
 Opte por andar a pé ou dividir carona
 Se usar material reciclável dê a eles o caminho do lixo apropriado
 Reutilize papéis usando os dois lados para rascunho
 Use a descarga somente o necessário
 Agende coleta de lixo reciclável
 Consuma produtos com certificado (madeiras, verduras etc) de
sustentabilidade
 Prefira produtos da região (diminui o transporte e economiza
combustível)
 Incentive o comércio do bairro e dos locais próximos de sua casa
 Use lâmpadas de menor consumo
 Calibre os pneus do carro
 Se tiver condições, use um aquecedor solar
 Incentive seu prédio a adotar medidas preventivas
 Denuncie abusos de gastos indiscriminados de energia
 Use água usada para dar descargas

Se você achar que sua parte não interfere em nada, saiba que:

 Uma família que escova os dentes com a torneira aberta gasta 300
litros de água por dia
 Uma lâmpada econômica consome 10% a menos de energia
 Um carro emite, num só dia, CO2 equivalente ao que uma árvore
demora 20 anos para absorver
 Pneus calibrados economizam 3% do consumo de gasolina
 Se 30% do material reciclável for reaproveitável, a energia
economizada é suficiente para abastecer uma cidade de 10 milhões de pessoas
 Cerca de 70% da madeira consumida vêm de extração ilegal. Não
compre qualquer madeira, exija o selo de controle

As coisas tão mais lindas













Entre as coisas mais lindas que eu conheci
Só reconheci suas cores belas quando eu te vi
Entre as coisas bem - vindas que já recebi
Eu reconheci minhas cores nela, então eu me vi
Está em cima com o céu e o luar
Hora dos dias, semanas, meses, anos, décadas
E séculos, milênios que vão passar
Água- marinha põe estrelas no mar
Praias, baías, braços, cabos, mares, golfos
E penínsulas e oceanos que não vão secar
E as coisas lindas são mais lindas
Quando você está
Hoje você está
Onde você está
As coisas são mais lindas
Por que você está
Onde você está
Hoje você está
Nas coisas tão mais lindas

Cássia Eller

1.3.07

Valiosas dicas do Luli

Você acorda todo dia no mesmo horário, toma o mesmo café e come a mesma torrada com manteiga? Também toma banho se ensaboando sempre do mesmo jeito? Nunca fotografou a sua rua? Nem colocou uma roupa totalmente diferente do que sempre coloca? Nos feriados vai sempre para a mesma praia? Jamais parou uma hora por dia para fazer algo que nunca faz? Acho que você precisa ler as dicas abaixo. Com isso em mente, seguem 10 dicas de Luli Radfahrer, PhD em Comunicação Digital pela ECA/USP, onde também é professor há dez anos:

1) Informe-se. A inspiração não surge do nada. Pessoas criativas normalmente conhecem a fundo os temas sobre quais opinam.

2) Desfoque. A pressão para pensar em um único tema é uma inibição latente. Por mais que falem maravilhas de se permanecer “concentrado”, é sempre bom ter em mente que esse processo restringe e limita idéias novas.

3) Busque experiências diferentes. Entre em contato com manifestações artísticas ou atividades físicas inéditas. Novos esportes, radicais ou não, tipos de dança ou coreografias como Capoeira, livros de autores desconhecidos ou inéditos para você (Dostoiévski, por exemplo). O mesmo vale para gêneros musicais e artísticos em geral.

4) Tire um tempo para si. Procure reservar de 15 minutos a meia hora por sessão, pelo menos umas três vezes por semana, para escrever, desenhar, tocar algum instrumento ou mesmo cochilar, sem ser interrompido.

5) Redefina visuais. Desenhe um mesmo objeto de vinte ou mais formas diferentes. Se não souber desenhar ou estiver com preguiça, procure fotografar um mesmo objeto de 50 formas diferentes.

6) Fotografe sua rua. Aproveite que câmaras digitais tornam a fotografia uma experiência barata e condicione seu olhar. Sem sair de casa ou de sua rua, fotografe texturas, folhas, cores, formas. Se aproxime de objetos cotidianos como tampas de bueiros e os explore visualmente. Exagere. Amplifique detalhes de sua experiência ou de sua relação com o mundo.

7) Mude a ótica. Veja seu cotidiano pela ótica de uma criança de seis anos ou menos. Transporte-se para um olhar diferente do seu.

8) Interrompa seu dia. Pare por alguns instantes e faça algo que demande atenção, de preferência física. Regue plantas, por exemplo. Isso ajuda a desfocar e quebra a concentração. Vá tomar um café, converse com alguém alheio ao problema (mas não se prenda ao assunto que está trabalhando).

9) Copie. Por mais que pareça feio, essa atividade não tem nada a ver com plágio, muito pelo contrário. Ao copiar uma obra pronta sem saber qual foram as etapas seguidas para sua realização, você é obrigado a refazer o caminho passo a passo. Nesse processo, muitos desvios aparecem, sugerindo soluções mais adequadas. Para tornar o tópico mais divertido, copie coisas que não têm nada a ver com seu trabalho: esculturas, peças de teatro, prédios etc.

10) Mova do literal para o pictórico. Desenhe, diagrame ou busque fotografias que ilustrem sensações ou situações cotidianas. O barulho de um mosquito, o cheiro de pipoca etc.

Mesmo que essas dicas todas não te ajudem, certamente não farão mal. Tenha em mente que aquele tipo focado e concentrado, o tipo que nunca se desvia do assunto, pode até ser bom profissional, mas é chatérrimo.