21.5.07

Engana olho

"tromp l'oeil"(engana o olho)

"Paris é uma cidade na qual você pode ver vários "tromp l'oeil"(engana o olho). Este fica localizado na Place Fréhel no 20ème arrondissement", comenta Fernanda Levy, autora da foto.
"Alagados" também faz parte daquele rol de músicas que engana o olho, quando se cruza esse registro rudimentar, de um tempo distante, guardado e empoeirado na memória, com anseios recentes. É o que não parece ser....

A busca pelo congelamento do relógio, a fenda imaginária, capaz de proporcionar uma mágica segunda-feira - sem trabalho, barulho ou chatices - capaz de resumir todo o amor do mundo ao deleite de um almoço, um cheiro, um olhar. Vou cantando e tentando driblar melhor minha segunda.


"Todo dia. O sol da manhã vem e lhes desafia
Traz do sonho pro mundo quem já não queria
Palafitas, trapiches, farrapos
Filhos da mesma agonia
E a cidade
Que tem braços abertos num cartão-postal
Com os punhos fechados da vida real
Lhes nega oportunidades
Mostra a face dura do mal
Alagados, Trenchtown, Favela da Maré
A esperança não vem do mar
Nem das antenas de tevê
A arte é de viver da fé
Só não se sabe fé em quê"

17.5.07

Tudo ao mesmo tempo


O Google anuncia seu sistema de buscas universal. "Quem buscar o termo Simpsons, por exemplo, encontra uma relação de links relacionados ao desenho animado e, numa barra superior, a indicação de que há mais conteúdo disponível em vídeo e fotos sobre os Simpsons. A idéia do Google é unificar resultados encontrados em todas suas ferramentas de busca (acadêmica, livros, vídeos, fotos, websites, etc.) e oferecê-las ao usuário de modo simplificado e em ordem de relevância". Na mesma linha, o Yahoo está testando a ferramenta Alpha, que reúne vários tipos de busca em uma só página e permite ao usuário agregar buscas de outros serviços e organizar a ordem como quer ver os resultados. Além disso o usuário pode anexar buscas do YouTube, Flicker, Amazon, Wikipedia, entre outras opções. Primeiro passo para a tão falada web semântica.

10.5.07

Revista indispensável


Marcos Palacios sempre nos oferece pérolas do Jornalismo Online no blog do GJOL. Segue sua última dica: "Está disponível online o primeiro número da revista Estudos em Comunicação, publicação semestral do LABCOM (Laboratório de Comunicação On-line) da Universidade da Beira Interior (Portugal). Publicando em Inglês, Português, Espanhol e Francês, a revista tem como tema do primeiro número Comunicação e Política, incluindo ensaios focados em Jornalismo e Esfera Pública, Jornalismo e Processos Deliberativos Democráticos, Análise do Discurso da Mídia em Campanhas Eleitorais, dentre outros. Dirigida pelo Prof. João Carlos Correia, tendo como Editora a Profa. Anabela Gradim"

Os artigos podem ser acessados no site da revista, com opção para o download completo em pdf. http://www.labcom.ubi.pt/ec/_docs/revista/labcom-ec-2007-04-all.pdf

2.5.07

Dá-me a Tua Mão



Entre duas notas de música existe uma nota
entre dois fatos existe um fato,
entre dois grãos de areia por
mais juntos que
estejam
existe um intervalo de espaço
existe um sentir que é entre o sentir
- nos interstícios da matéria primordial
está a linha de mistério e jogo
que é a respiração do mundo,
e a respiração contínua do mundo
é aquilo que ouvimos
e chamamos de silêncio

Clarice Lispector