29.8.07

Hi-Media compra o Fotolog


A Hi-Media acaba de adquirir o Fotolog, site de comunidade com mais 3.3 bilhões de impressoes ao mês. Lançado em maio de 2002 em Nova Iorque, o Fotolog é um site que oferece aos seus usuários uma plataforma de relacionamento, onde eles podem publicar fotos e novidades do seu dia-a-dia. Com 15 milhões de uniques visitors ao mês, o fotolog tornou-se o portifólio de artistas plásticos, grafiteiros, designers de jóias, tecelões, entre outros profissionais liberais. Estamos vivenciando um momento muito rico em que a Mídia Gerada pelo Consumidor (CGM) começa a mostrar sua força, seja no novo visual do Orkut, cada vez mais próximo do clean
Facebook ou no avanço de bandas, amigos e DJs no
Myspace.

26.8.07

Blogcamp encerra hoje

Como ter uma comunidade que seja tão eficiente como o velho Orkut? Por que alguns ícones conseguem transformar a Web em empresário, gravadora e divulgação como no caso do snap music Yung Joc Coffe Shop, de Atlanta, que nasceu no You Tube, usa o myspace como gravadora e ficou na lista dos 10 vídeos mais vistos do You Tube recentemente? Yung Joc. Perguntas como essas embalaram as discussões do segundo dia do blogcamp. Será a interface determinante para que uma comunidade cresça e caminhe por si só? No caso do Chá de hortelã de Liliana, de São Francisco Xavier, cidade de 4 mil habitantes, próxima a Campos de Jordão, a comunidade estava pronta. Até o ano 2000 não tinha jornal e Liliana e seu marido criaram o primeiro jornal impresso, o Sítio Paineira Velha, hoje transformado em blog. Para o casal de São Francisco Xavier a web trouxe amigos e aprendizado. "São 7 anos batalhando pela ecologia, pela nossa cidade e história", diz Liliana. A jornalista Cintia Costa, do textos da cintia acaba de se render aos anúncios do UOL, mas ainda acredita no "post moleque", ou seja, o blog sem capitalização excessiva e bem autoral. Com a mesma filosofia, André marmota também acredita no "post moleque", sem grande pretensões.
E no meio de discussões sobre capitalização de blogs, relacionamento com a comunidade, também discutimos ou preferimos não discutir o caso Estadão. A conclusão foi que a campanha [de mau gosto] desrespeitou mais os leitores do jornal do que os blogueiros reunidos no blogcamp. Para encerrar o domingo, vale assistir ao vídeo de Rodrigo Lara Mesquita, bisneto de Julio Mesquita, no Youtube. "Se meu bisavô estivesse vivo, com certeza seria mais um dos entusiastas sobre as possibilidades que se abrem em função da evolução da Rede e suas tecnologias, que trazem a perspectiva de uma participação direta do público no processo - a nova ferramenta de articulação de uma sociedade em constante processo de fragmentação e disrupção". Link no GJOL.

25.8.07

Blogcamp discute a construção de uma rede social

A blogosfera como rede social. Esta foi a grande discussão nas diversas desconferências do Blogcamp , que teve seu primeiro encontro hoje (25) em São Paulo. Agregadores como o del.icioganham roupagem em português no wasabi, projeto em versão beta que foi apresentado aos participantes pelo Danilo. Percebo claramente a evolução da blogosfera nesses meses que nos separam do barcamp, encontro que ocorreu em março. Efetivamente caminhamos para um social bookmarking gigantesco na blogosfera. "Seremos definidos pelo conteúdo que geramos". "O fim do gap de informação entre a mídia de massa e a Web 2.0". Frases que saltavam nos bate-papos animados. Quando as Casas Bahia anunciarem e venderem diretamente na Internet, daí sim teremos a Web encarada como mídia pelos anunciantes (...) ou ainda a valiosa dica do Juliano do Viva SPsobre o livro "A riqueza das redes", de Yochai Benkler, que está disponível na licença Creative Commons. Leia o livro em PDF. Para Juliano, o livro explica a fase de "emigrante digital" que vivemos e porque a informação nunca foi vendida. Também conheci o Rico e seu projetoExpedição Mochila que trabalha com crianças e jovens que nasceram e moram na Vila Madalena, em São Paulo. Na auto-definição deles, a Expedição Mochila é uma galera que adotou como estilo de vida servir a Cristo através da infância e juventude. Fazemos isto criando e apoiando aulas para crianças, treinando professores e escrevendo um blog pra contar nosso dia-a-dia. Ou seja, a comunidade estava lá e a blogosfera veio para promover o encontro.
Bom, amanhã postarei mais sobre o blogcamp.

.

24.8.07

Captura de tela cheia sem trabalho

O Meio Bit e o GJOL me apresentaram esta semana o Thumbalizr, um utilitário online que possibilita fazer uma imagem de um site completo (em formato jpge), que pode então ser utilizada em blogs, powerpoints, ilustração de textos. Quantas vezes, trabalhando com sites na Web, temos que capturar a página (Print Screen) para transformá-la numa imagem utilizável? Para ter a tela cheia, temos que capturar inúmeras vezes, rolando as páginas, para depois "montá-las" no Photoshop. O Thumbalizr funciona online. Não é necessário registrar-se. Basta colocar o URL do site para que o utilitário capture a página toda (usando a opção "screen complete webpage") gerando uma miniatura em formato jpge, com diferentes opções de tamanho: 640x800, 1024x1280 pixels de largura.
Monta a sua tela cheia

22.8.07

Se

Se és capaz de manter tua calma, quando,
todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa.
De crer em ti quando estão todos duvidando,
e para esses no entanto achar uma desculpa.

Se és capaz de esperar sem te desesperares,
ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
e não parecer bom demais, nem pretencioso.

Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires,
de sonhar - sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires,
tratar da mesma forma a esses dois impostores.

Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas,
em armadilhas as verdades que disseste
E as coisas, por que deste a vida estraçalhadas,
e refazê-las com o bem pouco que te reste.

Se és capaz de arriscar numa única parada,
tudo quanto ganhaste em toda a tua vida.
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
resignado, tornar ao ponto de partida.

De forçar o coração, nervos, músculos, tudo
a dar seja o que for que neles ainda existe.
E a persistir assim, quando, exausto, contudo
resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste!

19.8.07

Lâminas com parmesão


Quando tudo pareceu perdido, eu respirei. Quando o ar, cortado e curto, mal enchia os meus pulmões, percebi que a falta de carro e a agenda lotada me indicavam algo urgente:

Devemos estar sempre atentos, pois o ser humano, em geral, é ruim, mal, mesquinho. Que nos rodeamos de amigos interesseiros, lugares com fumaça, trabalhos que não enriquecem a alma, compromissos que não acrescentam nada. Esquecemos do mais importante: ter liberdade para dizer não. Hoje não!

Resolvi fazer tudo a pé e foi ótimo, pois reduzi minha agenda em 30%, caminhei pelo bairro, descobri novas árvores e vizinhos. Descobri a faixa – que nunca vejo – da vacinação gratuita de cães e gatos, passei pelo melhor carpaccio de SP [não resisti e entrei para um deleite dos deuses], embalei com uma cerveja gelada e tudo pareceu alado. É bom sentir paz, independente da companhia ou ausência de companhia.

Hoje chorei
Chorei por mim
Chorei por todos os tolos como eu que acreditam nas pessoas. Mas o carpaccio me salvou e voltei feliz para casa. Felicidade são pílulas que aparecem de vez em quando e não podemos deixar escapar.

Receita Carpaccio (receita original de Giuseppe Cipriani)
Ingredientes: - 300 gr de lombo paulista;- 60 ml de maionese;- 2 colheres de sopa de creme de leite;- 1 colher de sopa de mostarda;- 1 colher de chá de molho inglês;- Tabasco;- Sal a gosto;- Rúcula;- Queijo parmesão
Preparo: - Coloque a carne no congelador. Corte em lâminas muito finas;- Misture maionese, creme de leite, mostarda, molho inglês - até obter creme homogêneo;- Tempere com sal e tabasco;- Arrume a carne em prato de vidro, colocando no centro o molho. Decore com folhas de rúcula e lâminas de queijo parmesão.

15.8.07

Mau gosto do Estadão ao ironizar blogueiros ganha discussão no Blogcamp


Blogueiros publicam informações não confiáveis, são grotescos e nerds. Com esse mote, a campanha do Estadão surtiu um efeito péssimo na blogosfera. Na tentativa de mostrar que o que se lê no jornal (versão web) é mais confiável que muitas publicações na internet (mais especificamente os blogs), o Estadão foi infeliz ao ironizar os blogueiros, não conseguiu entender a revolução que está em curso na sociedade e ofereceu peças de mau gosto aos leitores. A campanha publicitária já está na pauta do blogcamp

14.8.07

Inspiração


Los fantasmas son como los pecados, proceden de lo más íntimo del alma. Uno de los míos se dio a la fuga y me vigiló unos instantes. Dudé al disparar. Si robaba el espíritu de mi fantasma quizás algo de mi moriría. Disparé, al fin, mientras el me expiaba desde la zona de sombras de las casas que nunca lo fueron, desde el crepúsculo de hormigón, malayo y costero. Mais inspirações no blog fotosbrujas

11.8.07

Colo colorido


Retalhos da vida


Retalhos, raspões, vermelho com flores, verde mata, saudade. Tem dias que a falta de ar, a vontade de silêncio absoluto e a necessidade de sonhar tomam conta de mim. Ser filha única nos faz egoístas, não preparados para mudar o plano do dia no meio do caminho. Eu tento, venho tentando há anos deixar a vida me levar. Mas o que eu queria mesmo era congelar o relógio, andar sem bagagem, sem lenço. Eu queria apenas sonhar com uma realidade mais doce. Queria um Dia dos Pais diferente. Uma família grande em volta da mesa de madeira da fazenda... 8 lugares, muitas flores vermelhas e um bate-papo delicado, embalado com beijos entre filhos, pai e avô. Me contentei com um almoço estressado no shopping [comemorado um dia antes], pois a agenda do domingo será com o pai. Meu filho me pergunta se posso ir junto almoçar com o pai. É, não posso, já que o pai não senta na mesa larga de madeira faz muito tempo. Meu pai não ouve o que eu falo, pois também já falo menos, apenas concordo com o encontro no shopping, um lugar que detesto. Cheio de classe-médias ansiosos pela promoção da Vivo, da Tim Ansiosos por um novo pré-pago com câmera digital.
Que dia cheio, exaustivo. Para recarregar as energias: dois sites que acesso para remixar o dia-a-dia sonhando com tecidos de algodão. Stephanie Levy e Cloth Fabric. Feliz Dia dos Pais!

10.8.07

Quem nunca brincou de Lego?


Tijolos coloridos espalhados pelo quarto, sala e cozinha. A cada final de semana passava pelo menos 2 horas guardando as peças no caixote de brinquedos dos meninos. Hoje a fábrica de brinquedos dinamarquesa LEGO faz 75 anos. Fiquei com saudade desta fase lúdica em que reclamava sem saber como era mágico olhar para os tijolos coloridos que, às vezes, machucavam meu pé, escondidos em baixo do tapete. Prédios, aviões, caminhões -- tudo surgia rapidamente na sala. Lembrei-me de um sábado de agosto em que ficamos deitados no chão montando uma fábrica gigante. Foram mais de 200 peças, entre próprias e emprestadas dos amiguinhos. Cada tijolo LEGO precisa ser perfeito. Forte o suficiente para segurar outro tijolo e ao mesmo tempo fácil de ser destacado por uma criança. A produção dos tijolos é tão perfeita que apenas 18 peças entre 1 milhão apresentam defeito. São produzidos 1 bilhão de componentes LEGO por ano. Conheça a história no site www.lego.com

6.8.07

Vozes polifônicas

O cruzamento entre linguagens perceptivas e fetichismos visuais num contexto comunicacional trans-urbano.Um panorama sempre mais denso de códigos mutantes e aberturas sensoriais se incorpora entre arquitetura, arte, publicidade, cinema, design, música, moda, cirurgia. Todas estas dimensões são incompreensíveis sem relações corporalizadas da comunicação visual-digital. O contexto policêntrico destaa difusão fetichista não é mais o tradicional conceito de sociedade industrial, mas sim das áreas híbridas das metrópoles comunicacionais, da mercadoria digital, do corpo como panorama.O seminário performático "Fetichismos visuais, metrópole comunicacional, mercadoria digital, corpos panoramas", do qual participo, se apresenta como uma composição interdisciplinar, com diversas vozes polifônicas: antropólogos, filósofos, arquitetos, coreógrafas, psicanalistas, semióticos, estilistas, informáticos, publicitários, artistas, músicos e cirurgiões.

Serviço: Seminário Performático fetichismos visuais, metrópole comunicacional, mercadoria digital, corpos panoramas. De 15 a 17 de agosto de 2007 - quarta a sexta, 14h às 22h. SESC Avenida Paulista - SP.

1.8.07

Blow-up e duas horas de silêncio por Antonioni


Morreu, aos 94 anos, o diretor italiano Michelangelo Antonioni. Ele estava em sua casa, acompanhado da esposa Enrica Fico. Antonioni nasceu em 29 de setembro de 1912. Sua estréia no cinema foi em 1943, com Gente del Po. Meu filme preferido do mestre é Blow-up, que assistirei hoje com muita calma e deleite. Anos 60, minha década favorita!

49 milhões de brasileiros usam a internet. Destes, 42% publicam conteúdo próprio

A matéria original no site do jornal Destak" de ontem comentando a pesquisa realizada pelo Instituto de pesquisa Datafolha" [Leia], a pedido da agência de publicidade F/Nazca Saatchi & Saatchi", constata que a internet não é mais “coisa de rico”, tendo uma grande penetração nas classes C, D e E. Outro dado importante é que 42% dos entrevistados afirmaram já ter publicado conteúdo próprio na web. A maioria publica apenas conteúdos comportamentais como, por exemplo, o fim de relacionamentos (fotos). Apenas 5% afirmou já ter publicado notícias ou histórias. Os maiores colaboradores, de acordo com a pesquisa, são aqueles entre 16 e 24 anos. Confira o comentário de André de Abreu no Intermezzo