31.3.09

Túnel do tempo

Conteúdo pago. Déjà vu total. O diretor de conteúdo do Estadão, Ricardo Gandour, defendeu o fechamento do conteúdo dos sites jornalísticos como forma de as empresas do setor sobreviverem às mudanças promovidas pelas novas tecnologias, em evento na FGV do Rio .

“Todos os jornais devem fechar o conteúdo gratuito e passar a cobrar. Senão, será a morte do jornalismo”, avalia.

29.3.09

Perder o fôlego rindo de si mesmo

Aproveite cada momento da sua vida ao máximo, deixe o orgulho, as mágoas e as incompreensões de lado e passe o maior tempo possível com as pessoas que você ama, torne estes momentos inesquecíveis. Aproveite a sua vida! Problemas, esses todos temos, podem ter certeza! A diferença? saber que um dia todos eles, mais cedo ou mais tarde, vão se resolver, e surgirão outros. Não podemos ficar esperando a ausência de problemas para sermos felizes! Cante um pouco esta canção!!

'A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego... de tanto rir, de surpresa, de êxtase, de felicidade.'

Flor de Lis

Djavan



Valei-me, Deus!

É o fim do nosso amor

Perdoa, por favor

Eu sei que o erro aconteceu

Mas não o sei o que fez

Tudo mudar de vez

Onde foi que eu errei?

Eu só sei que amei,

Que amei, que amei, que amei

Será talvez

Que minha ilusão

Foi dar meu coração

Com toda força

Pra essa moça

Me fazer feliz

E o destino não quis

Me ver como raiz

De uma flor de lis

E foi assim que eu vi

Nosso amor na poeira,

Poeira

Morto na beleza fria de Maria



E o meu jardim da vida

Ressecou, morreu

Do pé que brotou Maria

Nem Margarida nasceu.

E o meu jardim da vida

Ressecou, morreu

Do pé que brotou Maria

Nem Margarida nasceu.

28.3.09

Quero ser uma mangueira











Acordo e tento reconfigurar minha delicadeza infantil, onde sonhar era quase uma brincadeira de roda, sem regras, hierarquias ou obrigações. A poesia torna-se um novelo de lã onde cada leitor tece sua história. Buscar a sereia perdida no rastro de um cardume de peixes alados; sentir-se uma mangueira frondosa e tranqüila ou até mesmo um gelado grampo, preso na caixinha. Não importa a ordem, a roda gira e nos faz refletir sobre o múltiplo enquanto gerador de transformações, vivências e sensações...

25.3.09

YO YO MA para relaxar



Nada como Bach para um relaxamento no meio da tarde....

Viagem pela religião

Acompanhar cinco mil anos de religião em 90 segundos é o máximo! Super dica do querido Marcos Palacios, do GJOL

24.3.09

Cobertura multimídia



Sensacional a idéia de André Deak para produzir grandes reportagens em tempo de web 2.0. Ela é uma ação multimídia que pode ser conferida na matéria sobre o caso da catástrofe ambiental no Rio Paraíba do Sul (aliás, assunto ignorado pela mídia tradicional) . A reportagem ficaria incompleta se publicada apenas no papel, inclusive por conta dos custos e das limitações do meio. Ao mesmo tempo, poderia ficar menos visível se apenas divulgada em nosso site. A utilização dos dois meios de forma complementar visa construir uma nova opção para este tipo de reportagem. E o leitor poderá conferir aqui o que achou da solução.

O Planeta agradece
























Reciclar o lixo, incluindo o óleo de cozinha. Comprar produtos em embalagem refil, não lavar o quintal com mangueira [só a cada 10 dias], tomar banho curtinho, 2 minutos no máximo. Usar mais luz de velas [que é lindo] do que lâmpadas. Enfim, faço isso há pelo menos 10 anos e ainda temos apenas 1% do lixo sendo reciclado no Brasil. É tão pouco! Eu faço pouco, você faz pouco. Mas confesso que durmo preocupada e agora também olho a procedência dos móveis, objetos de decoração. Acabo de comprar um espelho do ateliê Maurício Bonas, uma velha janela de madeira, com mais de meio século, que se transformou em peça de decoração após ganhar espelhos no lugar dos vidros. Aliás, espelhos ecológicos, assim como todo o processo de desenvolvimento das obras.

23.3.09

Teatro Amazonas ficará escuro em ato pela Terra















O estado do Amazonas, localizado no coração da Amazônia, irá apagar as luzes da fachada e interior do Teatro Amazonas, na cidade de Manaus, um importante ícone do norte do país, e do Largo São Sebastião, às 20h30, do dia 28 de março, como ato simbólico no combate às mudanças climáticas.

Hora do planeta aqui em casa

Também vou apagar toda a casa no dia 28, das 20h30 às 21h30 pelo planeta. Parece um ato pequeno, mas se cada paulistano apagasse a luz e ficasse quieto em silêncio pela Terra, teríamos um apagão bacana. Brasília e Porto Alegre anunciaram hoje suas adesões ao ato simbólico Hora do Planeta 2009. Serão apagadas as luzes dos principais ícones da capital federal como Congresso Nacional, Catedral, Esplanada dos Ministérios, entre outros. Em Porto Alegre, a prefeitura do município confirmou que a estátua do Laçador e a Usina do Gasômetro serão os ícones gaúchos que ficarão no escuro por uma hora. Aliás, Porto Alegre saiu na frente como cidade totalmente Wi-Fi, agora não era de estranhar que passasse o Kassab no ato pelo Planeta. Para conhecer mais a iniciativa

20.3.09

Watchmen no Brasil #5

Montagem de Lucas Baitello....Quando tudo ganhar trilha sonora e animação no Flash!!!!

Watchmen no Brasil #4

Montagem de Felix Barreira . Aguardem as próximas...Trabalho em curso now!

Watchmen no Brasil #3

Montagem de Anna Paula Tofoli....

Watchmen no Brasil #2

Montagem de Ricardo Ferreira Filho. Aguardem as próximas...Trabalho em curso now!

Watchmen no Brasil

Criar uma adaptação em flash para Watchmen, inserindo os heróis vigilantes em paisagens brasileiras. Está muito divertido minha aula de Hipermídia II na PUC-SP. Acompanhe as imagens aqui. A primeira da série é de Arthur Gazeta.

Dom divino?












Por mais incrível que possa parecer essa pergunta é um dos grandes enigmas que pairam na cabeça de muitos brasileiros. O senso comum diz que, ou os craques já nascem sabendo jogar, dotados de uma genética privilegiada (o gene futebol), ou atribuem o talento a um dom divino. Mas, tudo não passa de folclore, dito popular. Leia a coluna de Oliver Seitz na íntegra

18.3.09

Boas práticas em redes sociais

Como se comportar em blogs, Orkut, Twitter, Facebook, entre outras redes sociais? No blog Econsultancy, são listados cinco conselhos para quem pretende adotá-las. Conhecer as redes sociais é condição básica para quem quer obter sucesso com a estratégia. 9 Best Practices for Getting Press Coverage também é indicado. Super dica de Alberto Marques do GJOL

16.3.09

Para entender a internet




















Amanhã, às 18 horas (horário de Brasília), Juliano Spyer, organizador do livro Para entender a internet - Noções, práticas e desafios da comunicação em rede, vai disponibilizar pelo Twitter o link para o download do livro. Numa versão 100% disponibilizada em PDF e também por um site para leitores debaterem e conversarem entre si e com os 38 autores, o livro promete esquentar o debate sobre a Web 2.0.

Pedalando nu por uma cidade mais usável!














As melhores fotos [achadas pela blogosfera] da segunda edição da World Naked Bike Ride SP, que ocorreu sábado, em São Paulo, eu encontrei no blog Ecologia Humana A frase perfeita também é de lá.
"Foi bom observar os ciclistas (pelados) interessados e buscando garantir seu espaço na cidade. Muitos podem ter achado o ato indecente, mas indecente mesmo é a quantidade de carro e poluição a qual estamos submetidos"

"A ciência da felicidade"



Se você se adapta tão rapidamente às atividades prazerosas, e o prazer diminui, como você sustenta um nível de felicidade ou mesmo sobe na escala? Para a psicóloga da Universidade da Califórnia, Sonja Lyubomirsky, autora do livro A ciência da felicidade, basta alternar e dar uma quebra na atividade. Por exemplo: "o álcool é como o amor, dizia Raymond Chandler. O primeiro beijo é mágico. O segundo é íntimo. O terceiro é rotina". Para tentar reverter isso, quebre a rotina, alterne o canal da TV e dê alguns respiros temporais na atividade atual do momento. Tem uma versão espanhol do livro. Interessante!

15.3.09

Aula de vídeo



O site da ABC sobre Lost é uma verdadeira aula de edição de vídeo. Vale a pena o deleite dominical

Novos tempos para o Rei



Roberto Carlos é cheio de manias, excentricidades. Fazer publicidade, nem pensar. Agora ele fará 25 shows patrocinados pela Nestlé...novos tempos! 50 anos de carreira com show no Maracanã; divas brasileiras cantando sucessos do Rei, turnê nacional [incluindo show em Cachoeiro de Itapemirim, terra natal de Roberto]; turnê internacional por Nova York, Miami, São Francisco, Chicago, Washington, Boston, Orlando, Las Vegas, Los Angeles, México, Porto Rico, República Dominicana, Chile e Argentina. Ainda tem uma exposição em São Paulo sobre a carreira e o o Rei em campanha de produtos Nestlê. A publicidade dobrou as manias!

13.3.09

Valentine´s Day e os flash mobs em SF

A cidade de Sao Francisco quer que os organizadores das flash mobs obtenham permissao para os eventos e paguem pelo trabalho das equipes de limpeza - caso contrario, poderá proibir os encontros. As restriçoes foram adotadas pelas autoridades locais depois da guerra de travesseiros realizada no Valentine's Day (Dia dos Namorados, em 14 de fevereiro). O encontro reuniu entre 1,500 e 3,000 pessoas e durou mais de 6 horas, diz noticia do Media Guardian. Deixou montanhas de penas espalhadas - com a chuva que caiu naquele dia, as penas grudaram, entupiram bueiros e isso provocou alagamentos de ruas e até de um restaurante. As penas também encheram a fonte Vaillancourt, uma atraçao da cidade. A limpeza custou USD 20 mil à prefeitura. Li no BlueBus

11.3.09

No paints Brasil



Fico imaginando a missão No paints no metrõ Sé. Correria, polícia sem entender nada e muita gente participando. Acho que rolaria numa boa. Estou apaixonada pelo Improv Everywhere

Deleite para os olhos
























Hora de café com bolo de milho e uma pausa para respirar. Nada melhor do que imagens que nos fazem sonhar. Amei a dica do Guilherme e já estou fã do Szymon Błaszczyk

Blog Corporativo na sala de aula

Mais do que dividir pensamentos com o público, o Blog pode ser uma interessante ferramenta para criar, aperfeiçoar ou expandir relacionamentos. Antenados com a evolução do mercado digital, os comunicadores souberam transformar rapidamente o diário pessoal em uma grande e importante oportunidade, capaz de conferir ganhos para a empresa e gerar resultados, tanto no âmbito externo quanto interno. Esta nova maneira de se relacionar com públicos estratégicos exige também uma nova maneira de pensar e entender a comunicação digital, que tem como princípios a transparência, a ausência de fronteiras globais e a velocidade da informação.
Juntos, estes novos elementos podem trabalhar a favor da organização: ter um Blog Corporativo no ar pode significar uma exposição extremamente benéfica, diferenciada e de alcance único. Isso quando a ferramenta é bem estruturada e alinhada aos objetivos da empresa. No meu próximo curso da Aberje dia 24, você vai entender porque o Blog Corporativo é capaz de impactar de maneira estratégica os negócios e públicos da organização.

Marolinha que virou Tsunami

Segundo Luis Nassif, Yoshiaki Nakano faz a melhor explicação da conturbada crise no jornal Valor de ontem

Os dados do IBGE de janeiro de 2009 de produção industrial brasileira mostram uma queda de 17,2%, comparada ao mesmo período do ano anterior. Mesmo neste mundo conturbado pela pior crise financeira das últimas sete décadas, não me recordo de país que tenha sofrido queda tão forte quanto a produção industrial brasileira. (…)

Os analistas em geral e o governo interpretaram a violenta queda na produção industrial, desde setembro, como um ciclo de ajuste de estoques. Neste ciclo, uma súbita e inesperada queda na demanda final teria provocado um aumento excessivo e não desejado de estoques, o que teria provocado um freio brusco na produção industrial. Mas, como a demanda final não sofreu uma queda tão grande, como mostram os dados de vendas do comércio varejista no mesmo período, uma vez ajustados os estoques para o nível desejado a indústria voltaria a recuperar e produzir mais. Nesta perspectiva, esperava-se que a produção industrial em janeiro tivesse forte recuperação, de 10% ou mais, e não os meros 2,3% divulgados pelo IBGE. Isto causou surpresa generalizada. Causou surpresa também que o comércio e os serviços nos setores não dependentes de crédito continuassem com o nível de atividade quase normal.
Na realidade, a brusca queda na produção industrial não foi causada por ajuste de estoque. Foi, sim, uma crise de crédito e um quase pânico que provocaram esse impacto na indústria, que tem ainda frescas na memória as crises provocadas pelas sucessivas paradas súbitas no fluxo de capitais do exterior
. Não foi uma queda na demanda final pelos consumidores e corte nos pedidos pelo comércio varejista que provocaram tamanha contração na produção industrial. (…) Vale a pena entender como a marolinha do presidente Lula era na verdade um Tsunami

10.3.09

Arte em roda
























Roda de bicicleta vira obra de arte em São Paulo na Praça Oswaldo Cruz, no fim da Avenida Paulista. Escultura foi feita por Francisco Leopoldo e Silva. Super remixagem que li no G1

Open Platform

O jornal The Guardian lança a Open Platform, uma bela ferramenta de produção de conteúdo com a colaboração usuário/jornalista/jornal. Cada vez que vejo uma solução como esta percebo como estamos distantes no Brasil. Aqui o Jornalismo Online ainda tenta sobreviver!

Popularidade de Lula

Reproduzo aqui a pergunta do GJOL. "Como um político cuja imagem foi tão exposta pela mídia, em razão de escândalos de corrupção, consegue reeleger-se com quase 60% dos votos válidos em 2006, alcançando recentemente o patamar de 84% de popularidade?" O Observatório Mídia&Política retoma as edições temáticas neste primeiro número de 2009, em que estuda os motivos da popularidade do presidente Lula. Vale entender o caso

8.3.09

Jornalismo de convergência


Olhar o espaço virtual como possibilidade de interação entre o jornalista e o usuário. Não vejo como pode ser diferente. Um exemplo de caso de sucesso que utilizo em sala de aula é o site do The Guardian. Sendo um dos primeiros jornais online a funcionar 24/7 (vinte e quatro horas por dia/sete dias por semana) o The Guardian mostra essas 24 horas de várias maneiras. Uma forma sempre fascinante é ver, em rápida sucessão, na seção 24 hours, as melhores fotos que mostram o dia que se vai encerrando. Em cursos de fotojornalismo, por exemplo, uma passada pelas 24 horas deveria ser tarefa diária obrigatória para todos os estudantes.
Como também a leitura diária de RSS. Ensinar um aluno de Jornalismo a usar o FeedReader ou outro agregador muda a forma como ele absorve conteúdo. Isso estou testando em sala de aula e tem funcionado muito bem.

6.3.09

Adoro super-heróis em crise

Dirigido por Zack Snyder, o mesmo de 300, Watchmen teve vários problemas antes de estreiar, mas promete. Em 1985, o mundo ainda está assustado com as ameaças da Guerra Fria. O presidente Richard Nixon precisa lidar com a ameaça nuclear vinda da União Soviética, principalmente para conter a principal arma americana, o Dr. Manhattan. Físico de renome em outros tempos, o herói acabou atingido por um acidente que o fez ter plenos poderes de controlar o tempo e a matéria. Assim, ele é o único do grupo de vingadores Watchmen que tem super-poderes.

Estes heróis, que decidiram usar máscaras para ajudar a polícia a conter a violência, já foram saudados pelo povo, mas em seus últimos anos de trabalho enfrentaram o ódio da população, tendo de abandonar a identidade secreta. Apenas dois deles ainda continuaram com reconhecimento, Manhattan e Ozymandias, o homem mais inteligente do mundo. Juntos, eles ajudam em programas de desenvolvimento tecnológico e nuclear. Porém, alguém parece estar disposto a eliminar o grupo e assassina um deles de forma violenta. Não vou contar mais nada, assista!

1000 Minutos de 80 países # dica 2

Mais um curta legal para assistir no Festival "1000 minutos de 80 países". Sólido Líquido Gasoso de Lucas Paio, de Belo Horizonte, brinca com a tão escassa água.

5.3.09

Concerto de abertura da temporada 2009 Osesp

A IPTV Cultura transmite ao vivo, direto da Sala São Paulo, o concerto de abertura da temporada 2009 da Osesp. O maestro Yan Pascal Tortelier rege agora a obra “Variações Enigma”, Op.36, de Edward Elgar.

Seis décadas na TV













Neste domingo (08), o programa de Marília Gabriela no GNT se dedica à comemoraçao do Dia Internacional da Mulher e a convidada é a aniversariante do dia, a apresentadora Hebe Camargo, do elenco do SBT. Há 6 décadas na TV, ela se emociona, conta histórias, dá boas risadas e responde a perguntas enviadas por fãs de todo o país.

Barbie astronauta














A galeria de fotos dos 50 anos da Barbie da revista Time está sensacional. A foto acima é de 1965. Quatro anos antes do homem pisar na Lua, a Mattel lançou a Barbie Astronauta.

Remixaram o Blen Blen
























A Muda Cultural tem o prazer de anunciar sua parceria com a mais nova casa de SP: a ZHI Club (antigo Blen Blen). Todas as quintas e sábados, a partir deste final de semana, uma mistura de show e balada. Para inaugurar a agenda da casa, dia 07, Zeca Baleiro comanda o "Baile do Baleiro". Já a pista fica por conta do DJ Nyack com o melhor do Funk&Soul. E na próxima quinta-feira, dia 12/03, a Banda Mantiqueira fará o espetáculo com a participação especial da Mônica Salmaso. A discotecagem ficará por conta do vocalista do Clube do Balanço, Marco Mattoli. Boa pedida!

4.3.09

Ruivas....



Minha busca por pares ruivas anda dando certo. Olha essa garota londrina no FaceHunter! Aliás esse blog e´tudo de bom

Blogar é bom

A revista Nature se rendeu ao formato blog. Isso é um evento!

3.3.09

A revolta das ruivas



Recomendo o blog Verso e Prosa da Renata. Um respiro na correria do dia-a-dia. Um alegrar de alma nesse planeta tenso. Ela é ruiva. Eu também! A frase abaixo de Clarice Lispector diz tudo:

"Numa terra de morenos, ser ruiva é uma revolta involuntária"

1000 Minutos de 80 países

Amo Marcelo Masagão e todos seus filmes! Saber que a curadoria dos Minutos brasileiros é do autor do eterno "Nós que aqui estamos, por vós esperamos" é um luxo para mim. Já decidi o programa do sábado ensolarado: visitar a exposição "1000 Minutos de 80 Países", uma mostra de vídeos de até 1 minuto que acontecerá de 04 a 29 de março no Masp em São Paulo.Os vídeos serão exibidos em 30 monitores e em um projetor central, localizados no mezanino (1º subsolo) do MASP. Você poderá conhecer a produção de vídeos minutos realizados em diversos os cantos do mundo. São 80 países.Os vídeos dessa exposição fazem parte do acervo do Festival do Minuto da Holanda (fundado em 1998) que, junto com o Festival do Minuto do Brasil (1991) e da Itália (1993), foi um dos primeiros eventos a difundir o formato de vídeos de curtíssima duração.

César Maia "twittando"

O Ex-Blog do Cesar Maia já incorporou o Twitter, emitindo 8 micronotas na semana passada. Nesta manhã dados da ONU sobre o crescimento da Web no mundo: de 2002 a 2008 uso da internet dobrou passando de 11% a 23%. 60%tem telefone celular. 2002:1 bi, 2008:4,1 bilhões.

2.3.09

Parabéns JW!!!

Fico muito feliz em comemorar os nove aninhos do JW! Ainda lembro do início da lista, quando éramos uns 15 participantes. Não posso deixar de dizer que Mario Cavalcanti merece o primeiro pedaço do bolo pelo seu empenho, sucesso e persistência. Que venham mais 9!!!

O site Jornalistas da Web (JW) completou neste sábado, 28, nove anos de vida. Lançado em 28 de fevereiro de 2000 pelo jornalista e empreendedor Mario Lima Cavalcanti, o veículo, que nasceu com a proposta de divulgar novidades sobre os cenários de jornalismo digital e novas mídias, tornou-se em pouco tempo no país referência sobre o assunto.
Como parte dos planos para 2009, o site lançará em breve uma newsletter sobre jornalismo online e novas mídias. O informativo, que terá periodicidade semanal e será enviado por e-mail para os usuários que desejarem, reunirá notícias relevantes sobre o cenário de jornalismo online no Brasil e no mundo.
Para Mario Cavalcanti, diretor-executivo do site, o novo produto será mais um grande passo: "O JW tem presença excelente em diversas mídias. Seja no meio móvel, via RSS ou através de serviços como o Twitter, o veículo vem entregando conteúdo com qualidade. A newsletter e o e-mail marketing são campos que faltavam ser explorado por nós", conta.

O fotógrafo Chad Nicholson, do grupo Improv EveryWhere, dará palestra gratuita no dia 09/3, às 18h, no Festival You Pix, promovido pelo Espaço Gafanhoto. Responsáveis por ações que começam na internet -- desde a escolha do tema, até a mobilização por MSN, e-mail, Facebook, MySpace e fóruns -- e atraem milhares de pessoas para espaços públicos como metrôs, por exemplo, o Improv tem muito para contar para nós. As inscrições são gratuitas. Corra!

1.3.09

Chegou o dia da portabilidade!!!




















A portabilidade numérica chega à Grande São Paulo (DDD 11) nesta segunda-feira (2/3), bem como para os usuários das áreas de DDD 53 (Rio Grande do Sul), 64 (Goiás), 66 (Mato Grosso) e 91 (Pará). Assim, o serviço torna-se disponível em todo o País. "São Paulo tem 17% dos usuários de telefonia do Brasil", informou José Moreira, presidente da ABR Telecom, empresa que conecta as operadoras e torna possível a portabilidade, em entrevista publicada no jornal O Estado de S. Paulo de quarta-feira (25/2). O Brasil tem 41,3 milhões de telefones fixos e 151,9 milhões de móveis. Leia mais na coluna do Ethevaldo Siqueira