29.4.09

formato em crise

Como fazer com que um usuário brasileiro – que passa três vezes mais tempo na web do que vendo TV –, que vive mergulhado nas redes sociais, ainda se interesse por UOL, IG, Terra ou Globo? Ninguém mais clica nos canais, já que a maior parte da audiência dos portais vem do Google. As sub-homes morreram! Vamos direto do link do Google para a página da notícia favorita, não importando se ela está no UOL Tecnologia ou no G1 SP. A fidelidade do provedor de acesso, que por muito tempo garantiu seus usuários no portal, também virou coisa do passado. Hoje, o provedor não importa, o que importa é achar o que procuro e ser achado nas redes sociais. Para 81% dos 65 milhões de internautas brasileiros, o computador é o meio de entretenimento mais importante, sendo que 80% acessam diariamente uma rede social. Se tivesse só 15 minutos por dia para navegar, o brasileiro escolheria uma rede social em detrimento do restante.

Em tempo: o governo de São Paulo proibiu por Lei, Decreto número 49.914, de 14 de agosto de 2008, o uso de ferramentas sociais (Orkut, MSN, facebook etc) em telecentros. Um absurdo! Leia coluna completa no Nós da Comunicação












O Teatro da Universidade Católica de São Paulo (TUCA) será o palco para o 1º Congresso de Jornalismo Cultural que acontece em São Paulo, entre os dias 4 e 8 de maio. Na abertura teremos a presença do Ministro Interino do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy e do diretor do Jornal El País, escritor e jornalista Juan Cruz Ruiz, que falará sobre o Jornalismo Cultural na Europa. A programação inclui também uma grade de palestras com temas pertinentes aos diversos segmentos da cultura como crítica musical, literatura, cinema, televisão, internet, teatro e ciências humanas.
Além disso, os painéis irão abordar e discutir as perspectivas futuras desta especialidade jornalística, o debate entre discurso literário e discurso jornalístico, o desenvolvimento da linguagem, pauta, edição e a formação do jornalista cultural no Brasil. Maiores detalhes no site ou pelo tel: (11) 3385-3385

27.4.09

Susan Boyle: sonho construído com persistência

A música “I Dreamed a Dream” (sonhei um sonho), cantada por Susan Boyle conquistou o mundo. 75 milhões de visualizações no YouTube. A mídia 2.0 a popularizou em menos de duas semanas. O vídeo nos faz chorar, sonhar e ver que a persistência, a coragem e a web 2.0 fazem milagres. Leia minha coluna completa no Portal Itu

26.4.09

Nossos anjos da guarda










Olha que pensata bacana Ricardo Kotscho publicou em seu blog

(...) "É muito fácil reclamar, queixar-se da vida, levar tudo muito a sério. Você já experimentou rir de si mesmo, em alguma circunstância considerada séria, e descobrir o ridículo de tomar as coisas como verdadeiras e concretas? É impressionante como levamos a sério tantas coisas durante o dia.

Os anjos conseguem transformar nossa alma, e trazer um pouco de lucidez e humor para nossas vidas. Basta ler os jornais ou ver o noticiário na televisão, você logo vai estar preocupado com a sua segurança, sua saúde, seu futuro. Sempre que estiver no meio de um problema que precisa de uma solução, sinta-se levantando vôo nas asas do seu anjo, medindo e observando a situação de uma perspectiva bem distante.

Olhe como se não fosse com você, olhe com os olhos do seu anjo. Veja o que é melhor, o que é justo, o que traz mais benefícios para todos. Imagine aquela situação dentro de alguns anos, ou apenas alguns meses. Veja o tempo passando, observe se está diante de um problema tão insolúvel assim.

O que o retorno dos anjos significa é a possibilidade de encararmos o mundo com mais leveza, com mais pureza, com mais alegria. Mas, para isso, devemos ser capazes de rir de nós mesmos, da nossa seriedade, do peso que atribuímos às coisas. Não é ser irresponsável, mas é pisar com mais leveza nesta nossa vida". (...)

22.4.09

As redes sociais na capa da revista IHU













" Twitter, Facebook, My Space e Orkut. As redes sociais na web é o tema de capa da edição 290 da revista do Instituto Humanitas da Unisinos - IHU On-Line, de 20-04-2009. Contribuem para a discussão Marco González, Gabriela Zago, Pollyana Ferrari, Raquel Recuero, Sandra Portella Montardo, Suely Fragoso e Paula Sibilia. "Vale a pena conferir a reportagem

21.4.09

a descoberta de mim

Na procura de mim
encontrei você

Na busca aflita
de por quês?
encontrei caminhos

Na gelada noite
que jamais clareava
descobri tua mão

Na situação sem amor
consegui achar
um porque

Na vida sem sabor
um melado
no corre-corre aflito
descobri a calma
a plenitude
a relva de nós mesmos

Enfim,
na contradição absurda que vivemos
descobri que havia superado o medo
o medo de mim mesma

20.4.09

Marte, lá vamos nós!



Já gravei meu nome num microchip de robô da Nasa que chegará em 2011 ao planeta vermelho. Isso mesmo, é possível deixar seu nome gravado no solo de Marte. Participe!

17.4.09

TV1 discute Web 2.0 em vídeo

O termo snack culture, difundido pela revista norte-americana “Wired” em 2007, proliferou-se na Web por abranger produtos culturais, transformar desconhecidos em astros e criar produtos sob medida para o consumo orgânico da rede. Só é possível entender essas transformações que vivenciamos diariamente no uso de blogs, Twitter, YouTube, MySpace, Facebook e outras redes sociais voltando para a década de 1980. Nessa época, houve uma intensificação de misturas entre linguagens e meios, resultando em um ‘caldo’ cultural híbrido recheado de videocassetes, aparelhos do tipo ‘walkman’ – tudo devidamente embalado pela notável indústria de videoclipes e videogames. O lado negativo da proliferação da snack culture é a falta de profundidade em relação aos assuntos abordados. Mas o lado positivo é o faça-você-mesmo, a ‘remixagem’ diária da sociedade. Não existe, na música, na literatura e nas artes em geral, uma grande descoberta, mas sim vários autores tornando sua imagem seu próprio portfólio. Celebridades de Internet - Casos de sucesso O apresentador multimídia do CQC, e blogueiro, Marcelo Tas, tem 26 mil seguidores no Twitter e com esse absurdo volume, ganhou apoio publicitário da Telefônica. Outro exemplo é Mariana Santarém, de 18 anos, que discutia suas impressões sobre o mundo e dava dicas de maquiagem no seu próprio canal no YouTube. Recentemente, a garota foi descoberta pelo Boticário, que a transformou em garota propaganda da marca. Os vídeos de Mariana na web contabilizam hoje mais de 49 mil visitas no YouTube. Assista o vídeo

Novo jornalista

Editor executivo do The Wall Street Journal, Alan Murray, fala, em entrevista ao Nieman Foundation for Journalism, sobre o perfil dos jornalistas e das mudanças na produção de conteúdo com as tecnologias digitais. Grande dica do GJOL. Assista o vídeo

15.4.09

Ócio total: secou o pote de idéias
















"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos"

William Shakespeare

14.4.09

Fim da Lei de Imprensa



O jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva, ombudsman da Folha de S.Paulo disse ontem (13/04) durante sua participação no Roda Viva que é a favor do fim da Lei de Imprensa. Caio Tulio Costa também concorda com ele. Assista o vídeo e promova o debate!

12.4.09

"Twittando" com Demi Getschko










Amanhã (13/4) terei o prazer de "twittar" no Roda Viva com o diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e considerado um dos "pais" da rede mundial no Brasil, por ter participado da primeira conexão brasileira de internet.

Demi Getschko é professor de computação da PUC-SP e se considera um sujeito que veio da área acadêmica, subindo os degraus normalmente de mestrado, doutorado e iniciativa privada. Em artigos e palestras, ele costuma dizer que a única forma de você ser competitivo e continuar produzindo o seu produto é inserindo-se nesta cadeia e revendo constantemente os seus modelos. Getschko já foi vice-presidente do iG.

8.4.09

Obama House
























Nada mais remixado do que Kal Pennn sair do seriado House e trabalhar com Barack Obama na Casa Branca. Para o novo diretor associado de relações públicas do governo Obama, que já foi terrorista em 24 horas, ganhar um obituário falso na rede. faz parte do show. Vale conferir!

Ótima Páscoa para todos! Vou me refugiar por três dias em lugar incerto, sem computador, celular ou mesmo chocolate. Só o barulho do mar para fazer companhia!

7.4.09

Duas profissões, uma ética e muitos conflitos de interesses

Estive no Mercado municipal no domingo à tarde. No cardápio, um encontro promovido pela ABI para comemorar o dia do jornalista. E os ingredientes eram de alta qualidade: Ricardo Kotscho, José Hamiltom Ribeiro, Flavio Carrança, Iva Oliveira e Lucius de Mello. O encontro foi mediado por Guilherme Azevedo, do Jornalirismo.

Um dos tópicos do encontro discutiu sobre a questão de assessoria de imprensa e jornalismo. O código de ética do jornalista brasileiro é um só. Não parece nada absurdo, até que se identifique um fenômeno bem brasileiro: o sindicato dos jornalistas brasileiro tem mais da metade de seus membros composto por assessores de imprensa.

Assessoria de imprensa e jornalismo são profissões diferentes. Ambas com origem comum, o curso de jornalismo (ainda que o curso de Relações Públicas tenha também esse papel, mas fica para outra discussão). Apesar da origem comum, são duas profissões. Alguns, como Ricardo Kotscho, dizem que a profissão é uma só, o que muda é a função. De qualquer forma, o que importa é o seguinte: o código de ética dos jornalistas e assessores pode ser o mesmo?

As duas profissões são fundamentais. Acontece que são profissões com focos, trabalho e ética diferente. Nem melhor nem pior: diferente. O interesse é diferente.

Pergtuntei a Kotscho, durante o debate, se ele considerava jornalismo e assessoria como profissões diferentes e se era possível, ao mesmo tempo, ser assessor de imprensa e jornalista de redação. Ele respondeu que ficava bravo quando diziam que ele não era mais jornalista por ter se tornado assessor (ele fez simplesmente a assessoria do candidato e depois presidente da Repúplica, Lula). Que assesoria é função e que quem faz a função é a pessoa.

Contei a ele sobre um exemplo dado pelo professor Eugenio Bucci, durante uma das suas aulas na ECA, comparando assessor e jornalista com juiz, promotor e advogado. Para ser juiz ou promotor, é preciso abrir mão de ser advogado. Para Bucci, assim também deveria ser entre para jornalistas e assessores.

Kotscho disse considerar essa dupla função um grande problema no jornalismo hoje. Quando se é assessor, é impossível exercer a função de jornalista. E vice-versa. Os interesses de um de outro são opostos e estarão em conflito, cedo ou tarde, direta ou indiretamente.

Pelo código de ética atual, é possível que um jornalista seja, ao mesmo tempo assessor de imprensa. O Art. 7º, parágrafo VI diz o seguinte:
VI - realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário, nem utilizar o referido veículo para defender os interesses dessas instituições ou de autoridades a elas relacionadas;
É possível interpretar esse artigo como sendo possível que um jornalista seja também assessor ao mesmo tempo, desde que os assuntos não se misturem. Ou seja: seria possível ser jornalista de política e fazer assessoria de uma empresa de alimentos, se os interesses não são conflitantes - o que, convenhamos, é difícil de dizer.

Talvez a ideia tenha sido justamente impedir que isso aconteça, mas interpretação dado por Bucci sobre esse tema permite, de fato, pensar que o código de ética permite que jornalista e assessor sejam funções concomitantes.

Esse é um grande problema ético, já que sempre, de uma forma ou de outra, há interesses envolvidos. Um jornalista que, ao mesmo tempo, é também assessor de imprensa, sempre estará lidando com dois interesses distintos - e não será completamente livre.

Talvez seja hora de repensar a posição de sindicato e repensar o código de ética. É possível ser ético e excelente profissional como assessor ou como jornalista de redação. Mas é preciso deixar claro: uma única ética não pode reger mundos tão diferentes.

5.4.09

Enxaqueca motivou novo filme



"Los Abrazos Rotos" (Abraços partidos), novo filme de Pedro Almodovar tem na enxaqueca motivação para roteiro que ficou pronto em quarto escuro, apenas com anotações a lápis para evitar fotofobia. Vale a pena ver o trailer

2.4.09

Guarde bem esse nome


Luciana Mariano é uma pintora Naif, que como [quase] todos os artistas brasileiros, primeiro foi descoberta por um marchand estrangeiro. Guarde bem esse nome, pois a moça de olhos amendoados desembarca em junho para uma exposição em Nova York e em julho chega a Copenhague, na Dinamarca. Seus desenhos são tão expressivos e alegres que fico com a impressão que as 76 ilhas habitadas da Dinamarca farão festa quando Lu desembarcar no aeroporto da bela Copenhague. Convencida por mim, ela escreverá um blog diário de bordo para nos abastecer com seus sonhos, angústias, tintas e desejos. Boa viagem!

1.4.09

Dez anos da Bruxa de Blair
















Os diretores Daniel Myrick e Eduardo Sánchez jogaram seus três atores numa floresta com um mínimo de suprimentos e instruções. Sozinho por oito dias, o trio empunhava as câmaras para filmar seu próprio pânico sem saber que as coisas que aconteciam à sua volta eram obra dos diretores. "Nós dois interpretamos a bruxa", ri Sánchez, depois do sucesso de Bruxa de Blair (1999). Mas o filme de baixo custo não conquistou o sucesso apenas com uma fórmula diferente: um ano antes, milhões de fãs seguiam pistas da bruxa pela internet, discutiam em fóruns e assistiam a documentários falsos [com estilo de narrativa que envolve o telespectador em fenômenos sobrenaturais] no canal SCI Fi Channel. Após o lançamento do filme, a OniPress publicou vários HQs. Ou seja, foi a produção transmidiática responsável pelo grande sucesso do filme. Boas lembranças!

Resenha de filme pelo Twitter


Começa hoje (01/4) a maratona de resenhas de Blade Runner pelo Twitter. 115 pessoas x 10 posts cada. Tá divertido ver o poder de síntese dos alunos de Jornalismo da PUC-SP. Minha idéia com este projeto é fazer com que os alunos treinem e organizem o pensamento de forma não-linear, entendendo a construção de narrativas multiformes, ou seja, usando todos os recursos do Twitter: links comentados, mural de recados entre os 115 alunos. Enfim, gerar um fórum em tempo real para discutir ficção científica, virtualização da vida, clonagem etc.
Blade Runner foi um dos melhores filmes da década de 80 e um ícone do diretor Ridley Scott.
Saiba mais pelo meu twitter

Cinesurpresa no YouTube

Cinesurpresa é um evento mensal promovido pela Associação Cultural Vontade de Ver (V2) , que ocorre mensalmente no Espaço Unibanco de Cinema em Santos. Em março, o filme escolhido foi MILK - A Voz da Igualdade. Algumas imagens do Encontro embaladas com a trilha sonora do filme. Para saber mais sobre o cinesurpresa acesse