25.10.09

Remixaram o grafite













“OsGemeos são patrimônio do Tesouro Nacional”, começa Iara Crepaldi na reportagem de domingo, 25, para revista Serafina (Folha S. Paulo). Realmente a dupla de grafiteiros, que cresceu nas ruas do bairro do Cambuci, conquistou o mundo remixando o conceito de grafite. O primeiro mural deles chega a Manhattan. A crítica de arte do New York Times, Roberta Smith, disse que “os irmãos brasileiros Otávio e Gustavo Pandolfo trazem a arte do grafite para sua fase rococó.  Seu mural épico fantástico é, claramente, um sonho de felicidade com um acorde subjacente de melancolia. Tudo nele é elegantemente detalhado, em fina sintonia,um brilho de técnica que segura o olhar sem esforço”.
Eles embelezam o cartaz da 33 Mostra Internacional de Cinema, empacotaram o castelo de Kelburn, do século 13, na Escócia, pintaram o painel dos jogos Olímpicos de Atenas, 2002, entre muitas exposições individuais pelo mundo.

22.10.09

#2 Marge Simpson


Marge Simpson remixada





















Marge Simpson, personagem da série "Os Simpsons", vai aparecer sem roupa na capa da edição americana da revista Playboy de novembro. A mulher de Hommer e mãe de Bart, Lisa e o bebê Maggie ilustra um ensaio sensual e ainda ganhará uma matéria que vai falar sobre os 20 anos da série.

20.10.09

Mickey Mouse remixado













"O conto de fadas acabou. Nada mais está como antes: o colorido apagou; princípe encantado nenhum virá salvar; ninguém viverá feliz para sempre. Parece mesmo que nada, nada, vai dar certo no final. Alguém sabe o que aconteceu com o Pateta? A Minnie? O Donald? Onde estão todos eles? Ninguém mais ri por aqui. Está tudo cada vez mais… mais… mais cinza. Não bastasse isso. Dia a dia o medo cresce. Não há quem pense numa alternativa, o que querem é se esconder – se esconder, de medo. Tantos tempos de glória, tantos fãs, tantos amigos, tantas risadas terminarão assim, então. Alguém precisa fazer alguma coisa! Pois serei eu. Mais uma vez. Se foi mesmo o Osvaldo o responsável por tudo isso, dessa vez ele foi longe demais!
Eu sou o protagonista, o principal. Este é o meu mundo e esta é a minha história – a de mais ninguém! Vou devolver a cada conto o que lhes foi tirado. Se for preciso, desenharei tudo de novo, das minhas próprias mãos. No mundo de Walt Disney, eu, Mickey Mouse, sou o verdadeiro herói da história." Reproduzo aqui trecho do excelente post de Guilherme Zocchio e Pedro Moutropoulos no blog PUCF5

15.10.09

Sem medo de correr riscos

Ouço como consultora, muitas angústias de empresas temerosas com a comunicação digital, muitas vezes ainda tentando falar só com seus públicos conhecidos e tendo arrepios quando se fala em 2.0, compartilhamento, comunicação horizontal, mestiçagem de públicos e trocas. Na estréia dessa coluna quero lembrar Fernando Pessoa que disse certa vez: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia. Se não ousarmos, ficaremos para sempre à margem de nós mesmos”.


Ousar na mídia digital significa não ter medo de arriscar, não ter medo, por exemplo, de convencer TI de que as redes sociais (Flickr, Facebook, Twitter) vieram para ajudar e que sua marca e sua empresa ficarão muito mais próximas do consumidor. Como disse Gilberto Gil, no último 01 de outubro, quando a cidade de Santos acolheu Pierre Lévy, Gilberto Gil, André Lemos, Laymert Garcia dos Santos, Cláudio Prado, José Murilo Júnior e Sérgio Amadeu para o debate da cibercultura, informalmente batizado de Suingue da Cibercultura 10+10, "é preciso errar... errar de um jeito novo... acertar também... mas é sempre importante renovar e não ter medo de errar”, afirma Gil. Para acompanhar como foi o debate #10+10, acesse do Fórum da Cultura Digital Brasileira.

“Sim, nós podemos”, disse o presidente Lula parafraseando Obama quando saímos vencedores para sediar as Olimpíadas de 2016. Podemos também reunir 21 mil pessoas, como fez Oprah Winfrey em Chicago, em 08 de setembro, durante o maior Flash Mob do Mundo, durante a apresentação do conjunto Black Eyed Peas. Foram convidados 800 bailarinos. A informação vazou pela web e uma massa dançou sincronizada para o clipping.

Não podemos esquecer que a tecnologia veio para ficar, não tem retorno; o mundo fica menor a cada dia e os relacionamentos são valores-chave para o desempenho pessoal e, por último, as lideranças políticas e sociais são voláteis, mudam rapidamente de acordo com as estratégias sócio-econômicas do mundo globalizado. Para Maria P. Russel, professora de Relações Públicas e diretora da. Newhouse School of Public Communications Syracuse University, devemos ter muito claro a imagem do século XX, associando-a ao filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin. No filme a prática de gestão do trabalho baseia-se na radical separação entre concepção e execução, com foco no trabalho simplificado, sem emoção, apenas concretizado na repetição de ciclos pré-determinados pela linha de produção. Russel faz um paralelo entre o século XX e XXI, quando diz que no século passado o ser humano era visto como uma engrenagem, seja no trabalho, na vida social ou nos vários papéis que eram obrigados a desempenhar. Hoje, ele é porta-voz do século XXI. O ator principal.

Coluna publicada no site da Aberje que compartilho aqui

14.10.09

Confete e Serpentina












Excelente CD de estréia de André Lemos. Vá conhecer esse carioca....

um ser "osmótico"



Tem dias que a remixagem acontece sozinha, como um ser "osmótico" mesmo. Procurando o professor André Lemos (http://www.andrelemos.info/) dou de cara com outro André Lemos (http://www.andrelemos.net/), mais novo e com mais gingado. Gostei do samba de fundo, e aos poucos comecei a vislumbrar uma escadaria carioca....Logo, loguinho pensei que o habitat ciberespacial de André Lemos, o professor, estava com requebrado carioca.. Deixo a foto do André, o sambista, como sugestão de trilha para essa tarde charmosa de sol, numa quarta-feira com muito dengo, cara de feriado e moleza no ar.

Allariz produz primeira telenovela feita pela população

"A vida na pequena cidade de Allariz, no norte da Espanha, com pouco mais de cinco mil habitantes, mudou depois que a Prefeitura convocou os moradores para produzir a primeira telenovela feita pela população local. Os moradores se transformaram em atores, diretores, maquiadores e figurinistas voluntários para a série, que será transmitida diariamente no canal local público de televisão e pela internet. A série não se trata de um reality show sobre a vida na cidade, mas uma obra de ficção escrita, dirigida e estrelada pelos habitantes.

A ideia surgiu depois que a Prefeitura lançou um canal de TV com versão para a internet. No início, as transmissões contaram apenas com informações sobre o turismo local, mas logo surgiu o espaço para os vídeos caseiros enviados pelos moradores e no final de setembro foi lançada a campanha - aprovada por plebiscito - para criar a novela. “Em princípio, nossos objetivos eram dar novos conteúdos ao canal Rádio e Televisão de Allariz e incentivar a criação de um espaço de diversão e formação de novas tecnologias e aproximá-lo dos moradores”, explicou à BBC Brasil a coordenadora do canal de TV municipal, Patricia Blanco.

Para aprovar o aumento do projeto, a Prefeitura informou a população que a verba disponível não era suficiente para financiar o novo produto. Os moradores então assumiram a participação voluntária e decidiram que, exceto a parte técnica custeada pelo canal público, todo o restante – cenários, trilha sonora, figurinos, adereços, atores, maquiagem, roteiros e direção – sairá de um mutirão em que cada morador ajudará com o que tenha em casa e saiba fazer", relata Anelise Infante, da BBC Brasil

13.10.09

criança x publicidade

Reproduzo aqui a coluna de Maria Inês Dolci sobre o controle da publicidade infantil, pois acredito que estamos discutindo pouco esse tema, seja na Universidade ou na família. Também faço a mesma pergunta que Inês: Será que os pais têm real controle sobre o que os filhos assistem na TV?

"Ainda vai longe o debate na Câmara Federal sobre o controle da publicidade infantil. Semana passada a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou proposta que classifica como abusiva publicidade com apelo a consumo exagerado. A proposta original proibia a publicidade dirigida ao público infantil e até mesmo a participação de crianças em publicidade. A versão aprovada, porém, é genérica e incide sobre a publicidade em geral. A discussão ainda passará pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O Código de Defesa do Consumidor já proíbe a publicidade enganosa e abusiva, mas o que se coloca em questão é a veiculação de publicidade destinada às crianças que são vulneráveis. A propaganda deve ser direcionada aos pais, cabendo a eles, e não às crianças, a decisão de consumo. Ou você acha que se deve deixar exclusivamente aos pais definirem o que é melhor para os filhos? Será que eles têm real controle sobre o que os filhos assistem na TV?"

8.10.09

Infografia sob medida





Tem dias que precisamos de criação e diversão para aguentar o tranco...Compartilho a brincadeira da infografia personalizada, know how IONZ.

7.10.09

Relembrando cenas de "O poderoso chefão"
















































Os novos restaurantes italianos de Jamie Oliver me fizeram lembrar de algumas cenas impagáveis de "O poderoso chefão", principalmente quando Michael, depois do quase assassinato do pai, vinga a família de modo frio e calculista, como o velho don, em uma cantina italiana. O mesmo espírito mafioso retrô. Sem falar nas massas frescas, dá para sentir o aroma só de ver as fotos...

Um deleite que compartilho!

6.10.09

20% dos tweets já se referem às marcas

"Não faz muito tempo o Twitter comemorava a marca de 10 milhões de usuários. Mas, pelo visto, o serviço de microblogging está crescendo tão rápido quanto o tempo que se leva para escrever uma mensagem de 140 caracteres. O comScore acaba de divulgar que o site chegou a 32 milhões de usuários únicos em abril, ante os 10 milhões de fevereiro. Isso quer dizer que a sua base de usuários triplicou em dois meses. Hoje já são mais de 44,5 milhões de perfis cadastrados em todo o mundo.

Para se ter uma noção do que isso significa, o Twitter já ultrapassou o Digg (23 milhões), o LinkedIn (16 milhões) e o site do New York Times (17,5 milhões) em usuários únicos mensais. Vale lembrar que a medição do comScore se limita a registrar quem acessa o site tradicional. Ficam de fora aqueles que usam pelo celular, aplicativos de desktop e outros sites. Ou seja, esse número pode ser ainda maior (fonte: Época Negócios - jul/2009).

Para as empresas, os números são ainda mais significativos, uma vez que pesquisa recente revelou que atualmente 20% dos tweets já se referem às marcas em todo o mundo. De acordo com informações da Folha Online, em comparação com o mês de junho do ano passado, a rede social cresceu 1.460%.

Segundo pesquisas do Ibope Nielsen Online, cerca de 30% dos usuários do Twitter no mundo tem entre 18 e 49 anos. De acordo com o mesmo instituto de pesquisa, os brasileiros já são os usuários mais ativos do Twitter: em junho deste ano foram feitos cinco milhões de cadastros de brasileiros, o que significa uma alta de 71% em comparação com o mês anterior.

Esse número indica que aproximadamente 15% dos internautas brasileiros já usam o Twitter. Esse dado coloca o Brasil à frente (em número de usuários) dos Estados Unidos, por exemplo, com 10,69%; Reino Unido (9,38%); Austrália (5,36%) e Alemanha (4%)", ótima postagem que li no site da TV1 e compartilho com a rede.

2.10.09

"Sim, nós podemos"


Escolhi acompanhar, vibrar e sonhar pela BBC Brasil via Twitter. Muito boa cobertura!

1.10.09

Flash Mob gigante



O maior Flash Mob do Mundo. O Conjunto BLACK EYED PEAS foi convidado a gravar a nova abertura do programa da apresentadora Oprah Winfrey em CHICAGO. A principio eram apenas 800 bailarinos contratados, mais a coreografia se espalhou e estima-se 21000 pessoas dançando.