27.7.09

Novidades comportamentais na Web

O caderno "Mais", de 26 de julho, trouxe reportagem de capa "A ciência dos modismos" mostrando como gigantes como Google e Yahoo! contratam especialistas da sociologia e computação para entender como surgem as novidades comportamentais na web. Muito interessante a visão de Duncan Watts, que tem um recente artigo publicado sobre a força do anônimo na Web. Alguns trechos que mais gostei da pensata de Alexandre Hannud Abdo para Folha. (...) "algumas características importantes da interação entre indivíduos e o filtro da mensagem, que ressaltam ou afundam a visibilidade de estratégias baseadas em indivíduos conectados. Os indivíduos podem ser relevantes quando toma menos tempo transmitir que receber influência, se for o contrário, o gargalo para difusão custará mais. (...) Mas, de todo o trabalho, talvez fique uma lição simples das ciências naturais. Sociedades, como os demais sistemas complexos, são estruturas emergentes. Não dependem de grupos específicos que as compõem, mas da composição não linear das interações entre todos os elementos."

Nenhum comentário: