26.8.09
Signo Virgem. Nascimento às 7h30
19.8.09
Bate-papo com Pierre Lévy
A revolução digital está presente na vida de todos nós e completamente incorporada ao nosso cotidiano, possibilitando ações simples como acesso à web para receber e enviar mensagens, movimentar conta bancária; adquirir produtos e serviços, participar de redes de relacionamentos, ouvir rádio e assistir filmes, até o desenvolvimento de complexos sistemas integrados em áreas como medicina, economia, comunicação, ambiental, acadêmica, pública, corporativa entre outras.
Embora tenhamos que enfrentar questões cruciais como a exclusão digital e a desigualdade de acesso às novas tecnologias, é inegável que as transformações em curso possibilitarão novas dimensões aos seres humanos, resultando em arranjos, soluções e interconexões jamais experimentadas.
Essas contradições, desafios e oportunidades, com a riqueza de pontos de vista, dados, tendências e aplicações práticas, serão apresentadas pelos convidados especiais em dinâmicas participativas, que nos auxiliem na busca de caminhos para a construção de uma sociedade mais democrática, inclusiva e sustentável."
16.8.09
Programa de domingo
Woody Allen volta à ativa com uma das melhores comédias do ano. “Vicky Cristina Barcelona” traz de volta o estilo desse cineasta, que agora anda filmando na Europa.
#culturadigitalbr
Por meio da tag #culturadigitalbr conteúdos produzidos pelos usuários nas diferentes redes sociais existentes são indexados no culturadigital.br, de forma a constituir um banco vivo de conteúdos. Ou seja, qualquer conteúdo relacionado ao tema 'cultura digital' que você publicar na web, seja em seu blog, no youtube, no flickr, no twitter... deve ser tagueado com '#culturadigitalbr'. Se você fizer isso, a plataforma da Cultura Digital irá indexar esse conteúdo. Para começar serão 5 eixos de discussão: Arte e Tecnologia Digital, Comunicação Digital, Economia Digital, Infra-estrutura para a Cultura Digital e Memória Digital.
10.8.09
Livro conta tudo sobre o Twitter
“Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter (você já aprendeu em uma mesa de bar)” será lançado na rede esta semana pela Talk Interactive e ficará disponível gratuitamente na Web - faça o download aqui em definição: baixa (2,7 MB), média (7,6 MB) e alta (10 MB).
"O que é Twitter? Para que serve? Por que todo mundo só fala nele? Como fazer parte da tuitosfera? Essas dúvidas que muita gente tem, mas não sabia para quem perguntar, agora já podem ser respondidas. Elas estão no primeiro guia online sobre a ferramenta. “Tudo o que você precisa saber sobre Twitter (você já aprendeu em uma mesa de bar)” será lançado pela Talk Interactive nesta segunda-feira (10/08) por meio do Twitter, é claro (http://www.twitter.com/lets_talk). O conteúdo ficará disponível na internet com uma licença Creative Commons, permitindo que qualquer pessoa leia, repasse e ajude a atualizar o livro colaborativamente."
8.8.09
Redação Cognitiva
Como usar o microblog Twitter no desenvolvimento de redação hipertextual e cognitiva? Como treinar a percepção e a objetividade na compreensão de textos? Você sabe estimular a memória, o raciocínio, a imaginação e capacidade de articulação num mundo 2.0? Ficou interessado?
Isa Fonseca, terapeuta holística, e Pollyana Ferrari, profa. da PUC-SP e doutora em Comunicação Social, criaram o primeiro curso que integra exercícios cognitivos e redes sociais.
Serviço:
Data: 29/08
Horário: 14h às 18h
Local: UlaBiná - Vila da Mata - Av. São Camilo, 288 - Granja Viana (Km 22,8 da Raposo Tavares).
Informações e inscrições: 11. 7283-7901
3.8.09
Cidadania Digital
"O Fórum da Cultura Digital Brasileira é um chamamento que o Ministério da Cultura e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa estão fazendo à sociedade civil. O Fórum terá eventos presenciais e a participação aberta a cidadãos interessados em como as tecnologias podem contribuir para melhorar a nossa sociedade". Todo embasado em 5 eixos: memória digital; economia da cultura digital; infraestrutura para cultura digital; arte digital (remix) e comunicação digital, o Fórum, que pode ser acompanhado pelo Twitter (#culturadigital) visa, na opinião de Claudio Prado, criar uma cultura horizontal, levar multimídia interativa para a periferia borrando as fronteiras entre governo e sociedade civil. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, em sua primeira coletiva com blogueiros para apresentar o Fórum, na última sexta-feira, no FILE, disse que em breve vai anunciar mudanças na Lei de Direito Autoral e as conquistas de infraestrutura que visam implantar banda larga em todas as escolas brasileiras.