23.9.08

Redes que se cruzam

Já ouvi milhares de vezes que as empresas deveriam usar as redes sociais para conhecer melhor clientes, fornecedores e até a si própria. Bom, isso é muito bonito, mas as maiores intervenções que eu tinha visto até agora eram terríveis. O caso Abril com os blogueiros é um mau exemplo disso.

Ouvi muito sobre os cargos de gerente de redes sociais, que grandes corporações estão investindo de verdade nisso. O problema é que se nem o Google sabe como ganhar dinheiro com o Orkut, que dirá as empresas.

A Info Exame fez uma reportagem há algums meses sobre o uso de redes sociais como Orkut e Linkedin por empresas para selecionar seus funcionários. Nada novo, diga-se, já que eu mesmo já tinha vivido essa situação pelo menos dois anos antes disso. Mas é uma forma de mostrar que, bom, isso já é importante para um bom número de empresas.

Hoje tive uma surpresa no meu e-mail. Depois de fazer posts no twitter comentando sobre o Net Virtua, serviço de internet que assinei para testar, em contraponto ao Speedy que usava antes, recebi uma resposta do relacionamento da empresa:
"Li um post seu no twitter e, buscando a satisfação de nossos clientes, gostaria de te ajudar a sanar qualquer dúvida que tenha em relação ao Virtua"
Parece que, de fato, grandes empresas estão começando a fazer buscar em grandes redes sociais em busca de informação... Delas mesmas. Sim, parece óbvio, mas não é. A opinião de clientes em sites como esse pode revelar muito sobre quem a empresa é e desmistificar quem ela acha que é.

Talvez estejamos começando a sair do primeiro passo. Vejamos como será daqui a em diante.

Nenhum comentário: