30.1.09

O "iTunes" da Globo


A Globosat planeja criar uma loja virtual de venda de conteúdo (SporTV, Globo News, GNT, Multishow) -- que exibem mais de 500 horas de programação mensal -- pela internet. A ação foi batizada de "iTunes" da Globo e tem como líder Alberto Pecegueiro, diretor-geral da Globosat, que investirá pesado no segmento, produzindo conteúdos exclusivos para as novas mídias.

28.1.09

IETV propõe curso de Jornalismo Digital

De 16 a 20 de março ministrarei curso no IETV - Instituto de Estudos de Televisão sobre o contexto brasileiro e o mundo digital, conteúdo para internet, integração de mídias (áudio, vídeos, imagens, animação), os portais e empresas jornalisticas, provimento gratuito no Brasil, portais horizontais e portais verticais, criação de hyperlinks a partir do entendimento do que seja hipermídia, jornalismo especializado, as particularidades do espaço atemporal de trabalho e o poder das redes sociais (Orkut, Facebook, Myspace, twitter etc) na propagação de conteúdos e interatividade na rede. Participe!

Obama como objeto social

Shel Holtz, um dos maiores especialistas dos Estados Unidos em comunicação e tecnologia, autor dos livros ‘Corporate conversations’, ‘The intranet advantage’, ‘Blogging for business’, entre outros títulos, diz que a web mudou. Não é a mesma coisa que há cinco anos. Vivenciamos diariamente uma rede participativa. Em 2012, metade do conteúdo presente na internet terá sido gerado pelos consumidores, usuários ou leitores. A geração que nasceu após 1988, em breve, sairá das universidades para o mercado de trabalho. Eles já conversam por SMS, MSN, marcam festas pelo Orkut, compram produtos em sites de comércio eletrônico, usam o celular como câmera digital e agenda diária, desprezam o e-mail, achando-o desnecessário, e acreditam muito mais na opinião de um colega publicada em uma lista de discussão ou blog do que numa propaganda que tente persuadi-los.
Foi essa massa conectada que gerou mais de 13 milhões de streamings da CNN/Facebook sobre a cobertura de Barack Obama. O site da Casa Branca mudou e, agora, aglutina aspectos antropológicos da rede, ou seja, sai a informação como vetor e entram em cartaz as redes sociais como processo de troca de conhecimentos e conteúdos. Você também pode falar com Barack Obama! Publiquei uma reflexão mais vitaminada dessa idéia no portal Nós da Comunicação.

26.1.09

The New York Times agoniza

Lembrei do vídeo EPIC que profetiza a morte do The New York Times. O jornal agoniza em praça pública. O que fazer? Será o modelo de jornalismo que está datado? Henry Blodget, no Henry Blodget, escreveu uma receita para salvar The New York Times. Felix Salmon, no Portfolio, respondeu-lhe e James Surowiecki, da New Yorker, entrou na conversa. Vale a pena ler os comentários. A seguir!Via Ponto de Media.

22.1.09

Casa Branca anuncia novo blog

O blog da Casa Branca amanheceu hoje com diversas mudanças, todas voltadas para a disseminação das redes sociais na administração de Barack Obama, que pretende se conectar através da rede com o povo americano, aumentando a comunicação entre o governo e o eleitor. Macon Phillips, diretor de novos meios da Casa Branca escreveu no blog : "O novo site funcionará como um lugar para que o presidente e sua administração fale diretamente com o planeta".

20.1.09

Integrando tudo













O El Pais vai integrar as redações da versão impressa, online (que era feita pela empresa Prisacom) e mobile. Cada vez que leio sobre essas sinergias, tão fundamentais e tão esquecidas nesses tempos de mídia social, sempre desejo boa sorte. Descobri a novidade no adorável blog Ponto Media que leio diariamente.

Hora do lanche










São 16h30 e o que melhor me aconteceu agora na CP foi ganhar um delicioso pão de mel da BBEL Blog. Além de ser macio, gostoso e chegar na hora certa do lanche, ainda conheci o blog da BBEL. Isso que eu chamo Social objects!

30% dos campuseiros são mulheres!!!!

É nós na feira. Parabéns público feminino da Campus Party. Quem disse que tecnologia é coisa de homem? Dos 6395 inscritos na CP, 30% são mulheres.

Darwin contador de histórias










Sempre gostei de biologia, raízes evolutivas e principalmente Charles Darwin. Tudo sobre ele me fascinava no colégio. Devorava suas pesquisas, sua biografia, enfim, um luxo para uma menina caipira de 13 anos. Hoje, dois pesquisadores distantes: Jonathan Gottschall, da Pensilvânia, e Joseph Carrol, do Missouri, estudam como as teorias evolutivas de Darwin se aplicam à literatura. Amei! Eu explico: amo histórias e acredito no hábito de contar histórias, na oralidade. Remixagem total!

O resultado da pesquisa, que envolveu 500 pessoas e um questionário sobre 200 romances clássicos vitorianos, pode ser lido na revista “Evolutionary Psychology” (vol. 4, página 716). Os personagens dos romances, por exemplo, refletiam a dinâmica de sociedades de caçadores-coletores, nas quais a dominância de indivíduos era suprimida em prol do bem geral. A mocinha de “Orgulho e Preconceito”, Elizabeth Bennett, de Jane Austen, por exemplo, teve pontuação elevada em dedicação e o conde Drácula, do livro de Bram Stoker, ganhou como caçadores de status e em dominância social.

“Talvez as narrativas – sejam as da televisão ou as de contos populares – sirvam na verdade a uma função evolutiva específica. Não são apenas subprodutos”, diz Gottschall

19.1.09

Mais uma Campus Party


Há um ano esta foto foi tirada. Cobrimos todas as histórias que o evento gerou, nos divertimos muito e fizemos vídeos engraçados. Hoje, na primeira tarde de Campus Party estou procurando rostos familiares, mas ainda não encontrei nenhum blogueiro conhecido.... Todo mundo chegando, trazendo seus cabos, desktops e mochilas. Muita energia CP 2009!

Parabéns Poe!
























Hoje (19/01/2009) comemoramos o bicentenário de nascimento do escritor norte-americano Edgar Allan Poe. A grande maioria conhece um Poe policial, esplendorosamente enigmático. Eu, particularmente, gosto muito do frio Poe de Filosofia da Composição. Para quem morreu aos 40 anos, deixando uma vasta bibliografia, todas as comemorações durante 2009, incluindo os festejos nas cinco cidades onde viveu (Boston, Richmond, Baltimore, Filadélfia e Nova York) parecem pequenas. Para Luís Augusto Fischer, professor de Literatura da UFRGS, em artigo no caderno Mais!, diz que “Poe propõe, em Filosofia da Composição, uma tese-síntese da literatura que quer capturar o leitor (...) aquele leitor que já não vive nos palácios e sim na rua, que não é aristocrata vivendo da renda da terra e, portanto, ocioso, mas sim o burguês correndo atrás da grana, com tempo curto”.
Freud e Lacan também foram grandes leitores de Poe, apaixonados por suas correlações entre sonho e fantasia. Sem falar em Charles Baudelaire, que o traduziu para o francês e o admirava. Sempre gostei de sua audácia em defender o conto contra o romance...

16.1.09

Web 2.0 em algumas apostas


Janeiro sempre me deixa mais slow, uma sensação de movimentos mentais lentos. Organizar as tags internas não é uma tarefa fácil. Perdi meu Palm e achei que iria perder o chão e percebi que não fez falta alguma. Eu explico: os telefones que importam estão no celular e o que eu não tenho lá, tenho no gmail, google docs. Enfim, a Web 2.0 também matou a agenda, o velho catálogo de endereços do Outlook, tão importantes para nós jornalistas. É uma sensação de liberdade boa, não senti falta alguma!
Falando em Web 2.0, duas novas iniciativas merecem parabéns: A nova página da CBN, muito mais interativa e preocupada com a interação entre os colunistas, jornalistas e leitor, e o canal de distribuição de informações via celular do site móvel Mobi A TARDE. O canal oferece conteúdo de mais de 15 editorias (entre elas Esporte, Economia, Cultura, Verão) nesta etapa inicial de versão beta. Por enquanto, o serviço está disponível para usuários cadastrados das operadoras Vivo, Oi e Claro que possuam celulares nos modelos WAP e Xhtml. Eu descobri a novidade do A Tarde lendo o GJOL

12.1.09

A história da Internet em 8 minutos

Ótima dica enviada pelo Zander, na excelente lista de discussão webees:


History of the Internet from PICOL on Vimeo.

Que luxo de encontro !!


Dia 20, às 19hs, parem os relógios, desliguem os celulares, façam silêncio: Tim Berners-Lee fará uma palestra na Campus Party 2009. Em 1989 ele criou algumas das utilidades mais importantes para o funcionamento da World Wide Web, como a linguagem HTML (HyperText Markup Language). Conheça mais sua história e não perca essa oportunidade.

1.1.09

Feliz Ano Novo


Feliz Ano Novo!!!! Muita paz, saúde, paciência, pouca coisa para fazer, ócio para deliberar com calma até o que comer no café da manhã. Desejo [pra todos] um ano com ócio criativo, capacidade de olhar o dia com desejo de recriar tudo e força interior para sermos, hoje, melhores do que fomos ontem. Esperança no dia seguinte. Muito beijo para dar e receber. Adoro anos ímpares!