17.4.09

TV1 discute Web 2.0 em vídeo

O termo snack culture, difundido pela revista norte-americana “Wired” em 2007, proliferou-se na Web por abranger produtos culturais, transformar desconhecidos em astros e criar produtos sob medida para o consumo orgânico da rede. Só é possível entender essas transformações que vivenciamos diariamente no uso de blogs, Twitter, YouTube, MySpace, Facebook e outras redes sociais voltando para a década de 1980. Nessa época, houve uma intensificação de misturas entre linguagens e meios, resultando em um ‘caldo’ cultural híbrido recheado de videocassetes, aparelhos do tipo ‘walkman’ – tudo devidamente embalado pela notável indústria de videoclipes e videogames. O lado negativo da proliferação da snack culture é a falta de profundidade em relação aos assuntos abordados. Mas o lado positivo é o faça-você-mesmo, a ‘remixagem’ diária da sociedade. Não existe, na música, na literatura e nas artes em geral, uma grande descoberta, mas sim vários autores tornando sua imagem seu próprio portfólio. Celebridades de Internet - Casos de sucesso O apresentador multimídia do CQC, e blogueiro, Marcelo Tas, tem 26 mil seguidores no Twitter e com esse absurdo volume, ganhou apoio publicitário da Telefônica. Outro exemplo é Mariana Santarém, de 18 anos, que discutia suas impressões sobre o mundo e dava dicas de maquiagem no seu próprio canal no YouTube. Recentemente, a garota foi descoberta pelo Boticário, que a transformou em garota propaganda da marca. Os vídeos de Mariana na web contabilizam hoje mais de 49 mil visitas no YouTube. Assista o vídeo

2 comentários:

Vitor Freire disse...

Pollyana,

Na loucura daqueles tempos idos de Multimeios, quando me formei, acho que passamos com pouco contato. Mas o fato é que fui seu aluno, risos.
E hoje, dirijo na TV1 os vídeos da Mariana para o Boticário.

Mundo pequeno?

Beijo!

Pollyana Ferrari disse...

Vitor,

O mundo é um ovo mesmo. A Mariana é uma fofa. Parabéns pela empreitada de sucesso na TV1. Os vídeos estão muito bons. Vamos tomar um café qualquer dia, estou pertinho na PUC.

bjs