"A vida na pequena cidade de Allariz, no norte da Espanha, com pouco mais de cinco mil habitantes, mudou depois que a Prefeitura convocou os moradores para produzir a primeira telenovela feita pela população local. Os moradores se transformaram em atores, diretores, maquiadores e figurinistas voluntários para a série, que será transmitida diariamente no canal local público de televisão e pela internet. A série não se trata de um reality show sobre a vida na cidade, mas uma obra de ficção escrita, dirigida e estrelada pelos habitantes.
A ideia surgiu depois que a Prefeitura lançou um canal de TV com versão para a internet. No início, as transmissões contaram apenas com informações sobre o turismo local, mas logo surgiu o espaço para os vídeos caseiros enviados pelos moradores e no final de setembro foi lançada a campanha - aprovada por plebiscito - para criar a novela. “Em princípio, nossos objetivos eram dar novos conteúdos ao canal Rádio e Televisão de Allariz e incentivar a criação de um espaço de diversão e formação de novas tecnologias e aproximá-lo dos moradores”, explicou à BBC Brasil a coordenadora do canal de TV municipal, Patricia Blanco.
Para aprovar o aumento do projeto, a Prefeitura informou a população que a verba disponível não era suficiente para financiar o novo produto. Os moradores então assumiram a participação voluntária e decidiram que, exceto a parte técnica custeada pelo canal público, todo o restante – cenários, trilha sonora, figurinos, adereços, atores, maquiagem, roteiros e direção – sairá de um mutirão em que cada morador ajudará com o que tenha em casa e saiba fazer", relata Anelise Infante, da BBC Brasil
Desinformação e crise de confiança
Há 6 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário