4.2.09

As pessoas ou empresas estão sendo recompensadas pela inovação?

Eduardo Vasques faz uma boa reflexão sobre a tão chamada inovação na Web e quem ganha com isso. Reproduzo aqui alguns trechos da pensata....

"A internet é linda, maravilhosa, gostosa, quentinha. É assim que todos a definem desde que ela se popularizou (ahã). Tirou e criou empregos, mudou estratégias, fez emergir ou evaporar conceitos e negócios. O santo Google (ou capeta para alguns) enfim reinou com seus serviços gratuitos e base de receitas na publicidade.

Virou festa. Tudo que remete à web ou tem de ser de graça ou muito barato. O que não é uma verdade absoluta. Junte nesse balaio de gato a queda do império fonográfico/cinematográfico. Milhões e milhões de downloads gratuitos, sem direitos autorais. Quê? Pagar pra ver um filme ou ouvir uma música? Imagina.

Sim, essas duas indústrias exploravam os artistas (e ainda o fazem em muitos casos). Sugavam suas almas, é bem verdade. A corporação ficava com quase a totalidade da grana e os cantores se matavam em turnês para, finalmente, conseguirem comprar suas mansões, colares de ouro e outros apetrechos.

Nessa brincadeira toda, compartilhar, remodelar, enfeitar, mixar, entre diversas outras expressões passaram a ser as palavrinhas da modernidade. Aquele papo todo de inspiração – que em boa parte não passa de uma cópia descarada com nova roupagem – ganhou mais corpo nos últimos anos.

Outro dia, porém, estava pensando em algo que me deixou preocupado. Com todos esses recursos disponíveis, muitas possibilidades foram abertas. Mas, será que não teremos uma crise de inovação nos próximos anos?

Não estou aqui para condenar ou defender o direito autoral, longe disso. Mas houve uma imensa desvalorização do processo criativo e dos autores. Não interessa mais quem fez. O que vale é o como fez e de que forma repercutir a tal criação. Também não se trata de uma discussão sobre ego. A minha pergunta é simples e direta: as pessoas ou empresas estão sendo recompensadas pela inovação?

Apesar de todas as maravilhas oferecidas pelos recursos digitais e pela internet, temo que os reais criadores não estejam recebendo da forma ou na proporção que deveriam. Então a conta é lógica. O que me leva a criar quando sei que, na verdade, receberei muito pouco ou nada em troca? O que pode motivar as pessoas a inovar além de dinheiro e qualidade de vida?" Vale a pena ler a pensata no Pérolas das AIs

Nenhum comentário: