11.2.09

Inquietações docentes

Obama na sua primeira coletiva de imprensa transmitida para o planeta pela web me fez rever as previsões do vídeo EPIC 2015, que cada vez mais se concretizam. Como docente, todo começo de semestre "queimo os miolos" pensando em como aprimorar o ensino de Jornalismo Online neste século XXI. O que propor? Quais reformulações devo incorporar aos planos de aulas que já sofrem mudanças semestralmente. Compartilho aqui uma proposta de outro docente que admiro muito: António Granado.

Ele diz em seu blog: "E a angústia é sempre a mesma: de que forma posso adaptar ainda mais os conteúdos às exigências do jornalismo do século XXI? Com os recursos de que disponho, como é que posso fazer com que os alunos entendam melhor os novos tempos que já chegaram?
No semestre passado, reservei 25 por cento da nota da cadeira de Produção Jornalística àquilo a que chamei “reputação online”, uma forma de obrigar os alunos a criar blogs, fazer perfis nas redes sociais, guardar links no Delicious, pôr fotografias no Flickr, acrescentar vídeos no Vimeo, com um objectivo final: o seu nome profissional - sim, tiveram de escolher um depois de consultar a CCPJ para não haver repetições - deveria constar nos primeiros resultados de uma pesquisa no Google. Com raras excepções, o desafio foi aceite e muitos conseguiram atingir o objectivo. Pelo que consigo ver, muitos alunos continuam ainda a alimentar esses espaços, mesmo depois da nota atribuída, o que me alegra bastante". Vou adotar a idéia aqui na PUC-SP.

Nenhum comentário: