7.2.09

Porto Alegre sem fio

O futuro ranking das cidades digitais brasileiras, que será identificado pelo primeiro censo do setor, poderá ser liderado pela capital gaúcha, avaliou entrevista à Agência Brasil o diretor-presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre (Procempa), André Imar Kulczynski. Ele preside também a Associação Brasileira de Entidades Municipais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abemtic).

“Porto Alegre pode ser considerada, entre as capitais brasileiras, uma capital privilegiada nesse aspecto”, disse Kulczynski. Para isso contribui o fato de haver no município uma empresa responsável por traçar a política pública do setor. Além disso, a cidade possui uma infovia própria. A administração do município tem uma rede de fibra óptica de 400 quilômetros de extensão.

Toda a cidade está coberta por uma rede wireless (sem fio). “Temos 12 torres que permitem a cobertura de toda a cidade. Temos todas as escolas do município em banda larga”. Os postos de saúde da capital do Rio Grande do Sul iniciarão esse processo este ano, visando a chegar até 2010 totalmente integrados.

Kulczynski revelou que ambientes públicos em Porto Alegre, como praças e parques, oferecem internet livre e gratuita para seus freqüentadores. A prefeitura defende essa tese e quer esse conceito permeado na cidade, informou. Para os próximos meses, está prevista a expansão desses pontos. Essa boa nova eu li no site SBPC

Nenhum comentário: