27.11.07

Beatblogging

O Departamento de Jornalismo da Universidade de Nova York (NYU) começou a testar no dia 15 de novembro um novo sistema de reportagem setorizada que pode alterar os conceitos tradicionais sobre produção de notícias jornalísticas. O projeto chamado BeatBlogging (literalmente: blogando setorizadamente) é uma idéia do professor Jay Rosen, o diretor da Escola de Jornalismo que está tentando mudar as rotinas da reportagem na imprensa norte-americana a partir da idéia de que o repórter não é mais o dono da notícia.

Rosen reuniu um grupo de 13 repórteres especializados, que aqui no Brasil são chamados de setoristas, e deu a cada um deles a missão de usar um blog para criar redes de contatos, cujos integrantes serão os responsáveis pela produção das noticias publicadas na seção ou coluna assinada pelo profissional. Na verdade trata-se de uma webificação do velho caderninho de telefones de contatos. Só que em vez do caderno ser exclusivo de um único profissional, o participantes do BeatBLogging vão socializar seus contatos não só entre seus colegas e concorrentes como entre as próprias fontes de informação. O projeto faz parte do programa NewsAssignment lançado por Jay Rosen, em meados de 2006 e cujo objetivo é questionar as rotinas das redações convencionais ao testar formas híbridas de produção jornalística. Reproduzo aqui a nota que li no Observatório da Imprensa

Um comentário:

Anônimo disse...

Olha aih os weblog mais uma vez no meio profissional... Eh interessante perceber como o msm formato pode ser utilizado para coisas distintas. Ai, no caso, me parece que a chance de noticia ser melhor acurada (uma vez que as diferentes fontes podem estar em contato) antes de publicada torna o processo de representacao (caracteristico de qquer midia) muito mais fidedigno.
mto massa!!

bjs Polly