30.11.07

Remix Macedônio

o Império Macedônio

A palavra "globalização" ganhou destaque no início dos anos 90, embora já existisse muito antes. Um dos mais importantes aspectos da globalização é a dominação cultural. Embora este seja um fenômeno recente, a história mostra que este tipo de dominação já ocorria na Antiguidade.

Alexandre ganhou o título de "o grande" por ter criado um dos maiores impérios da história. Primeiro, seu pai, Felipe II, dominou a Grécia, já decadente no século V (a. C.). Alexandre assumiu o trono aos 20 anos e começou uma expansão territorial rumo ao leste. Dominou a Mesopotâmia, e chegou até o rio Indo, na Índia.

A dominação de Alexandre começou com a vitória militar. Mas para manter o Império, Alexandre adotou uma estratégia nova: a cultura. Incentivou seus soldados a casarem e terem filhos com mulheres asiáticas de várias culturas. Ele mesmo chegou a casar com uma mulher asiática. Fundou cidades e criou também escolas que ensinavam a cultura grega, bibliotecas com livros para difundir ainda mais o helenismo. Incorporou ainda muitos valores das culturas que encontrava às leis e cultura do Império.

Alexandre conseguiu manter um Império enorme unificado por ter "globalizado" a cultura helena. Criou, assim, a cultura helenística, mistura da cultura helena (grega) com as diversas culturas dos locais dominados.

O remix que Alexandre fez com as culturas do oriente deixou marcas importantes: cidades, bibliotecas e o conhecimento grego. Tudo isto foi muito utilizado pelas culturas locais, especialmente os árabes, que preservaram a cultura grega durante a Idade Média européia. Se Alexandre não tivesse chegado até as "Índias", provavelmente não saberíamos quem é Platão até hoje....

Nenhum comentário: