Este foi o ano da consagração do Youtube. Fundado em 2005, foi adquirido em novembro de 2006 pelo Google, que implementou mudanças e potencializou ainda mais o serviço. Em 2007, já sob a batuta da maior empresa web do mundo, o Youtube conseguiu alcançar uma liderança absoluta, muito longe dos concorrentes.
As grandes companias de música ainda resistem ao Youtube, por acharem que os vídeos de seus artistas são "pirateados" ali. Na verdade, o poder de divulgação do Youtube é um canal de marketing com mais potencial do que qualquer outra mídia para este tipo de conteúdo. Tanto que gravadoras como a Universal Music Group criou um canal próprio dentro do Youtube, onde ela mesma disponibiliza vídeos de seus artistas, como Ashlee Simpson, The Killers e Mika.
Entre os vídeos mais vistos do Youtube, há o documentário Give You Everything, que fala sobre as Spice Girls, recentemente reunidas:
Outro dos vídeos mais vistos é o KrossMedia, onde o nome é bem sugestivo:
O Youtube se tornou tão importante enquanto mídia que até sua publicidadese adequou. O Bradesco colocou um vídeo na home do site, como se fosse um usuário comum. A prática não é nova, como já vimos com a Universal Music Group, mas é interessante perceber como a publicidade está se misturando de tal forma com a mídia que logo será difícil saber onde começa um e termina outro. James Bond com seus relógios Swatch ou seus carros Aston Martin que o diga.
Desinformação e crise de confiança
Há 4 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário