19.12.07

Português x English

Um post em português no propeller causou reações em estadunidenses e brasileiros. Tudo por uma publicação em português, que gerou o comentário: "Our national language is English! If you want to post something, do so in English".

Foi o estopim de uma avalanche de reações, principalmente brasileiras. A acusão principal dos brasileiros foi de xenofobia, além de insultos aos americanos, por estes não saberem nenhuma língua além do inglês, enquanto um país de terceiro mundo é "obrigado" a aprender uma ou duas línguas estrangeiras.

Em resposta, um estadunidense disse que não estaria disposto a participar de um site bilíngüe, e reinterou o pedido para publicações em inglês.

Um fenômeno parecido aconteceu no Orkut, tempos atrás. Comunidades criadas em inglês passaram a ter tópicos publicados em português. A discussão foi tão grande que foram criadas comunidades contra o predomínio brasileiro no Orkut, com palavras xenófobas.

A Internet, informalmente, tem a língua inglesa como "oficial". Porém, por ser um meio democrática, permite o uso de qualquer língua, em qualquer lugar. A geografia da coisa ficou complexa. O Brasil tem alta participação em diversos sites, e, na época da colaboração cada vez mais presente, é bem possível que muitas publicações sejam em português.

Os norte-americanos, de fato, parecem rejeitar tudo que não faz parte da sua cultura. A língua é um fator de domínio mundial, mas em alguns casos, como este, ela torna-se um fator de isolamento. Afinal, "todos" no mundo devem aprender inglês, mas os estadunidenses não sabem nada além da própria língua. Este é um modo, portanto, de "ataques" ao império dos yankees.

A discussão não irá parar. Nem o português na Internet.

Nenhum comentário: