24.12.07

Público x privado

O Orkut é tema polêmico desde que nasceu, em 2004. Dentre os pontos que suscitou, o mais interessante é a questão de privacidade. A discussão sobre público e privado ganhou outra forma com a Internet.

A sepração entre público e privado, na Internet, é praticamente nula. E esta é uma grande questão que o Orkut exacerbou, com as fotos, recados e exposição pública de muitas coisas. Mas a grande questão é: a exposição só é feita por aqueles que querem.

Não sou radical, dos que acham que não vale a pena ter perfil no Orkut porque ele "expõe" sua vida. Sou totalmente contra quem apaga perfil porque "atrapalha" o namoro. Oras, o Orkut revela apenas o que nele é escrito, o que nele é colocado. Não podemos esquecer que quem escreve o perfil são as próprias pessoas. Quem coloca as fotos são as próprias pessoas. O argumento contrário que ouço quase sempre é: "mas eu não posso controlar o que escrevem no meu mural de recado". Isso é fato. Mas quem disse que isso é problema? No caso de ciúmes, o problemas são as respostas que a pessoa dá, não os recados que ela recebe. Isso vale para outras situações também.

Há pouco tempo, a nova funcionalidade do orkut permite que os usuários bloqueiem seu mural de recados para que só os amigos escrevam. Permite também controlar a visualização do mural, das fotos e dos vídeos. Parece, então, que está começando a haver uma diferença entre público e privado.

Mas só parece. Já há milhares de posts em blogs e no próprio Orkut ensinando como quebrar esse bloqueio, o que reforça a premissa de que a Internet não veio para restringir. A questão do público e privado não terá fim nunca - ainda mais na Internet.

Um comentário:

Débora Freire disse...

Fazendo uma análise do impacto provocado pelo Orkut no cotidiano, resolvi não criar uma página, para não deixar que o costume/paixão prejudicasse a análise, mas como minha mãe possui decidi pegá-la como exemplo e olha que vem dando certo...Melhor, ela nem sabe, aí fica uma coisa bem natural.