16.1.08

Ciências Humanas "atrasam" instituições de pesquisa


A matéria é de ontem, na Folha Online. A afirmação de que o ITA é um dos primeiros no quesito pesquisa justifica-se, segundo o seu pró-reitor, pelo fato de a sua instituição dedicar-se a ciências exatas. As ciências humanas têm menos publicações - opinião reforçada pelo pró-reitor de pesquisa da USP.

Ainda segundo a matéria, o número de publicações em revistas científicas da área de ciências humanas é menor porque muitos pesquisadores preferem publicar em livros.

As Ciências Humanas têm maior chance de obter sucesso com livros e outras publicações, que não as científicas. Assim, em um país que não há apoio quase nenhum para o desenvolvimento de pesquisas.

Países com altos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento tendem a ter mais publicações, como Estados Unidos, Japão, Inglaterra e Alemanha. Mas em países que investem pouco, essas publicações tendem a rarear, ainda mais porque há poucos pesquisadores "profissionais", ou seja, que podem se dedicar exclusivamente a esta atividade.

Em comparação a outras ciências, as Ciências Humanas são as que apresentam resultados menos palpáveis, ou seja, não são óbvios ou matemáticos. Com isso, há uma sensação de menos "praticidade" nos seus resultados - o que nem sempre é verdade. Isso justifica o que é afirmado também na matéria, que as humanas são as ciências que menos publicam.

Em países como o nosso, que a educação é uma piada, nem se fala.

Nenhum comentário: