23.1.08

Salve a Rainha!


Isabel I foi uma fígura diferente das demais da sua época. Nascida em 1533, sua história está repleta de reviravoltas e de mudanças que tornaram a Inglaterra um Império. Muitas vezes é chamada de Elisabeth I, como, inclusive, é mais conhecida no Brasil.

Filha do famoso rei Henrique VIII (o fundador do Anglicanismo, após desavença com o Papa) com uma de suas mulheres, Ana Bolena, ficou orfã ainda criança. Acusada de traição, incesto e bruxaria, Ana foi executada por ordem de Henrique VIII, porque esta não lhe deu o esperado filho homem, que ele queria que fosse seu herdeiro.

Viu, então, o seu pai morrer, em 1547 e ser sucedido por seu irmão Eduardo VI. Este, porém, morreu ainda com 15 anos, deixando o trono com uma nova sucessão, Jane Gray, contrariando o que seu pai decretara em 1544, no Ato de Sucessão. Gray acabou deposta duas semanas depois, e viu Maria I entrar em Londres triunfante, ao lado da meia-irmã Isabel.

Maria I acabou, pouco tempo depois, mandando prender a irmã. Tinha medo que a irmã, mais popular do que ela, a substituísse. Acabou retornando à corte, e, com a morte de Maria I, em 1558, ascendeu ao trono como rainha.

E foi como rainha que Isabel I tornou-se ainda mais notável. A sua popularidade aumentou ainda mais. O período do seu governo é chamado de Golden Age, que inclusive será retratado em filme (estréia nos cinemas brasileiros prevista para 15 de fevereiro).

O seu reinado é marcado pela produção artística crescente - foi em seu reinado que surgiu William Shakespeare. Foi também em seu reinado que surgiu Francis Bacon, com suas idéias políticas e filosóficas.

Com personalidade forte e muito decidida, sabia articular bem o parlamento quando precisava do apoio deste. Foi hábil para resistir à pressão para que se casasse, e manteve-se solteira durante todo a sua vida. A sua sucessão, aliás, foi um dos assuntos mais polêmicos que enfrentou, chegando a gerar uma crise que a levou a fechar o parlamento.

Isabel I ficou conhecida pela sua alta popularidade, a maior de todos os tempos entre os monarcas ingleses. Como seu legado, a Inglaterra passou a ser a mais rica e mais poderosa nação européia.

Nenhum comentário: