18.1.08

Futebol e novas mídias

O Clube dos 13, instituição que congrega os maiores clubes brasileiros, ainda não decidiu como irá negociar os direitos televisivos dos seus clubes no próximo contrato. A briga já deu grandes confrontos entre Record e Globo, disputando a tapas os direitos exclusivos de transmissão. Antes de tudo, a exclusividade é uma bobagem - os direitos deveriam ser vendidos a mais de uma só rede televisiva.

Porém, algo que é muito interessante é que o mesmo grupo ainda não decidiu sobre o pacote internet/telefonia móvel. Só se sabe que ele não estará à venda, ao menos não no mesmo balaio da televisão.

Segundo um dirigente da entidade, essa é a "jóia da coroa". Parece que os velhos cartolas perceberam o valor das novas tecnologias nas novas receitas. Ou, ao menos, o seu valor potencial. A idéia de separar os direitos de TV dos direitos de internet e telefonia móvel é inteligente, porque estes dois últimos podem trazer uma receita ainda mais interessante, especialmente com o crescimento da banda larga e dos telefones que recebem imagens, até transmissões televisivas.

Quando se trata de dinheiro, os dirigentes logo levantam as anteninhas para poder ganhar mais. Eles, claro, não os clubes - de maneira geral, falidos e vendendo jogadores para pagar as altas contas até hoje.

Nenhum comentário: