30.11.07

Remix Macedônio

o Império Macedônio

A palavra "globalização" ganhou destaque no início dos anos 90, embora já existisse muito antes. Um dos mais importantes aspectos da globalização é a dominação cultural. Embora este seja um fenômeno recente, a história mostra que este tipo de dominação já ocorria na Antiguidade.

Alexandre ganhou o título de "o grande" por ter criado um dos maiores impérios da história. Primeiro, seu pai, Felipe II, dominou a Grécia, já decadente no século V (a. C.). Alexandre assumiu o trono aos 20 anos e começou uma expansão territorial rumo ao leste. Dominou a Mesopotâmia, e chegou até o rio Indo, na Índia.

A dominação de Alexandre começou com a vitória militar. Mas para manter o Império, Alexandre adotou uma estratégia nova: a cultura. Incentivou seus soldados a casarem e terem filhos com mulheres asiáticas de várias culturas. Ele mesmo chegou a casar com uma mulher asiática. Fundou cidades e criou também escolas que ensinavam a cultura grega, bibliotecas com livros para difundir ainda mais o helenismo. Incorporou ainda muitos valores das culturas que encontrava às leis e cultura do Império.

Alexandre conseguiu manter um Império enorme unificado por ter "globalizado" a cultura helena. Criou, assim, a cultura helenística, mistura da cultura helena (grega) com as diversas culturas dos locais dominados.

O remix que Alexandre fez com as culturas do oriente deixou marcas importantes: cidades, bibliotecas e o conhecimento grego. Tudo isto foi muito utilizado pelas culturas locais, especialmente os árabes, que preservaram a cultura grega durante a Idade Média européia. Se Alexandre não tivesse chegado até as "Índias", provavelmente não saberíamos quem é Platão até hoje....

29.11.07

Pitada de remix histórico-político

Se alguém falasse que, em pleno século XX, havia um país na Europa vivendo no absolutismo, com um sistema econômico basicamente feudal, que país viria na sua memória?

Este país era a Rússia. Ainda sob o regime czarista, a Rússia essensialmente agrária passava por graves crises. Em meio à primeira guerra, passou por uma transformação que só foi possível com uma super remixagem ideológica.

Marx dizia que a revolução socialista deveria ser feita por operários, contra a burguesia industrial. O grupo socialista-marxista na Rússia era forte. Eram os bolcheviques. Mas a grande massa da população era camponesa. Como fazer uma revolução socialista assim?

Primeiro foram os burgueses que tomaram o poder. Kerensky e os mencheviques derrubaram o Czar na chamada revolução de fevereiro (que, efetivamente, foi em março, mas não importa). A partir daí, estava terminado o regime absolutista na Rússia.

Porém Kerensky não tirou a Rússia da Primeira Guerra Mundial, uma das principais reivindicações do povo russo. E com a liberdade de expressão dada pelo caráter liberal da revolução, os líderes bolcheviques começaram a criticar o governo.

A articulação feita por Lênin foi simplesmente genial. Havia uma pequena indústria na Rússia, porém um fraco operariado, ainda muito ligado ao campo, seja por origem de nascimento, seja por parentenco muito próximo com camponeses. Eis a solução, um verdadeiro remix de idéias: articular os operários para que estes articulassem os camponeses, pelo forte vínculo que há entre eles.

A união entre operários e camponeses deu tão certo que a chamada "revolução de outubro", comandada pelos bolcheviques, tomou o poder de Kerensky e implementaram um sistema socialista, com a grande massa de camponeses e uma pequena parcela operária - fato que foi registrado no símbolo soviético: a foice e o martelo.

Deu tão certo que a União Soviética tornou-se potência militar, política e ideológica, dando origem à Guerra Fria. Até hoje, o símbolo soviético pode ser reconhecido.

28.11.07

Hipertextos criativos



















Sempre pensei em criar hipertextos com a mão, simplesmente seguindo as migalhas deixadas por João e Maria na floresta. Esta analogia com a fábula infantil me vem a mente quando estou montando uma arquitetura da informação ou um wireframe para algum cliente. Por que seguir linhas retas? Por que não ser mais orgânico? O designer inglês Dan Collier criou um livro com links feitos à mão, com fios mostrando os caminhos. Ou seja, em algum lugar do planeta alguém também teve a mesma idéia que nós. Li este post no GJOL, de Marcos Palacios, minha eterna fonte de inspiração.

27.11.07

Beatblogging

O Departamento de Jornalismo da Universidade de Nova York (NYU) começou a testar no dia 15 de novembro um novo sistema de reportagem setorizada que pode alterar os conceitos tradicionais sobre produção de notícias jornalísticas. O projeto chamado BeatBlogging (literalmente: blogando setorizadamente) é uma idéia do professor Jay Rosen, o diretor da Escola de Jornalismo que está tentando mudar as rotinas da reportagem na imprensa norte-americana a partir da idéia de que o repórter não é mais o dono da notícia.

Rosen reuniu um grupo de 13 repórteres especializados, que aqui no Brasil são chamados de setoristas, e deu a cada um deles a missão de usar um blog para criar redes de contatos, cujos integrantes serão os responsáveis pela produção das noticias publicadas na seção ou coluna assinada pelo profissional. Na verdade trata-se de uma webificação do velho caderninho de telefones de contatos. Só que em vez do caderno ser exclusivo de um único profissional, o participantes do BeatBLogging vão socializar seus contatos não só entre seus colegas e concorrentes como entre as próprias fontes de informação. O projeto faz parte do programa NewsAssignment lançado por Jay Rosen, em meados de 2006 e cujo objetivo é questionar as rotinas das redações convencionais ao testar formas híbridas de produção jornalística. Reproduzo aqui a nota que li no Observatório da Imprensa

26.11.07

OhmyNews lança faculdade de Jornalismo Cidadão


Hoje fiquei com muita vontade de me mudar para a Coréia do Sul . Já adoro o país, que conheci em 94, me perdi e me apaixonei pelo povo, gastronomia e clima. O melhor jornalismo cidadão praticado atualmente acaba de lançar sua faculdade de Jornalismo cidadão. Situada a 90 minutos de carro de Seul, a nova faculdade tem grife OhmyNews . Com investimento de $400.000, a nova sede foi implantada numa antiga escola rural que estava abandonada. O projeto prevê um centro colaborativo de conhecimento para atender 60.000 repórteres e cidadãos, com muito espaço [9,5 mil metros quadrados], salas para abrigar até 100 alunos e áreas ao ar livre para práticas esportivas. Será que eles não precisam da Pollyana Ferrari lá?

Você já viu a Monga?




















Na vida a dois as trocas acabam ocorrendo como forma de agradar todo mundo. Por exemplo, troquei meu encontro com a Monga pelo show da Marisa Monte. O único problema é que morro de medo da mulher macaca.
Não vi a Monga quando era criança. Isso porque ela sempre estava na esquina de casa, num circo de periferia.
Agora o Playcenter resolveu remixar a velha história da gorila. Tem pré-show com filme em High Definition -- uma narrativa que promete misturar realidade, fantaisa e aventura na floresta africana, onde a jovem bióloga Julia Pastrana será atacada pela rara espécie de macaco.
Nesta minha pesquisa sobre a Monga, tudo para aplacar meu pavor, acho que prefiro a velha tenda dos circos de periferia que traziam um cartaz de um feroz gorila. A história original trazia uma mulher bonita em uma jaula. A música ia aumentando e ela ia se transformando. Começava a se agitar, apareciam pêlos, dentes garras. Isto enquanto a luz ia diminuindo. Finalmente, transformada num gorila, começava a rugir e sacudir as grades... Diz a lenda que a gorila estoura as grades e neste momento todos já morreram de susto.

Confesso que estou morrendo de medo [sou igual peru de Natal, morro na véspera], acho que não vou conseguir ficar esperando ela para dizer: olá Monga! Para ir me acostumando acho que vou alugar "Lisbela e o prisioneiro".

Você já encontrou a Monga? Adoraria saber a sua versão. Dá medo mesmo?

25.11.07

"Porcos não olham para o céu"




Hoje é um domingão feliz. Acordei às 5h30 e já estou trabalhando no micro. Não se engane achando que tive insônia e estou maluca por achar tudo lindo. Vi o nascer do sol na subida da estrada de Santos -- tudo após uma noite incrível regada a tomates verdes e fritos, música, violão, a melhor vista aérea de Santos, e curtas. O mágico encontro foi proporcionado pela sensacional turma da Associação Vontade de Ver, que promete segundo encontro para janeiro. Nunca tinha assistido "Porcos não olham para o céu", um curta que mostra o desespero de uma garota com TOC (transtorno obsessivo compulsivo).

Um curta inteligente, denso e irônico. Vale a pena assisitir no You Tube, se apaixonar e exibir o filme no seu bairro, na sua escola -- alías este é o sonho dos criadores. Discuta cinema e leve nosso curta para muitos lugares de exibição. Para entrar em contato com o diretor gaúcho Daniel Marvel, só achá-lo no Myspace.

A trilha sonora do curta também é muito legal e foi composta por Everton Rodrigues que dispensou o uso de instrumentos nas gravações, o arranjo conta apenas com as vozes dos cantores: Paulo Rosa, Adriane Muller e Chris Amoretti.

Semana da Canção Brasileira


Termina hoje em São Luiz do Paraitinga a Semana da Canção Brasileira, um projeto que reuniu artistas como Arnaldo Antunes e Chico César e teve oficinas e shows voltados para a discussão da Música Popular Brasileira. Passear pelas ruas da charmosa São Luiz, ouvindo MPB e cultivando o ócio criativo não é nada mal. Fiquei sabendo da Semana pelo blog Bazar Criativa,
em uma das dicas de Graziela Salomão.


23.11.07

Sublide discute jornalismo

"O Jornalismo nunca mais será o mesmo depois do surgimento da Internet porque todos os valores, rotinas e estratégias da atividade estão sendo colocados de pernas para o ar". A tese dos jornalistas franceses Jean-François Fogel e Bruno Patiño no livro Uma imprensa sem Gutenberg (Une presse sans Gutenberg, 2005) é partilhada pelo SubLide.com. Mas que mudanças foram essas? A intenção do projeto experimental SubLide.com não é oferecer certezas e sim reflexões.

O SubLide é um projeto experimental sem fins lucrativos. Trata-se de um trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás sob a orientação do Professor Dr. Juarez Maia.

Gastronomia e cinema




















Que tal saborear os autênticos tomates verdes e fritos de Ruth Jamison (Mary-Louise Parker) e Idgie (Mary Stuart Masterson)? O povo menos tolerante de Whistle Stop foi se transformando e relaxando enquanto duas jovens cozinhavam. Sábado em Santos acontecerá o 1 Curta na mesa, promovido pela Associação Cultural Vontade de Ver , um espaço dedicado ao cinema, sua linguagem e suas funções pedagógicas e educacionais. A Associação promove cursos, oficinas, encontros e o festival de cinema.
Um jantar regado a temas filmes — violão e apresentação de curtas é o que nos espera sábado. Marcia Okida é uma das fundadoras da Vontade de Ver e conta um pouco mais da iniciativa no blog Noite estrelada

22.11.07

Parece mas não é


Sabe aquele dia pesado, trânsito horrível -- Marginal Pinheiros que parecia a evasão da cidade em Independence Day. Bom, tem gente que precisa parar por alguns minutos para respirar, outras se divertem no bar e um terceiro grupo, que me encaixo, relaxa achando objetos inúteis para comprar pela web. Na maioria das vezes não compro, só dou risada como, por exemplo, com este colar horrível em acrílico brilhante, cópia perfeita dos breguíssimos desodorizadores de automóveis norte-americanos.

Compartilhe suas fotos no slideshare


O Slideshare.net é mais um dos recursos de compartilhamento de arquivos surgidos com a Web 2.0, da mesma familia do YouTube, Flickr, etc. Neste caso são apresentações, slide shows etc. Achei esta seleção de fotos sobre Cuba no site da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños.

Como será a cobertura da Copa do Mundo 2014?


Como estará a Internet em 2014 para a cobertura da imprensa para a Copa do Mundo? JW fez esta pergunta para Bruno Rodrigues, jornalista, autor do primeiro livro sobre webwriting e colunista do Webinsider e da Revista Webdesign, Mario Lima Cavalcanti, jornalista, fundador e diretor executivo do JW, Pollyana Ferrari, jornalista, professora da PUC-SP, pesquisadora em hipermídia e idealizadora do coletivo Remix Narrativo, Professor associado da Faculdade de Comunicação da Bahia, PhD em Sociologia pela Université René Descartes, Sorbonne, André Lemos , para o jornalista José Roitberg e para André Rosa, que atualmente é responsável pela gerência de Cursos do Comunique-se.

Leia os comentários desses profissionais no site do JW.

21.11.07

Curitibocas vira livro

O projeto Curitibocas virou livro e será lançado nos dias 7 e 14 de dezembro.


20.11.07

Estórias de Tocantins














Acabo de me apaixonar pelas histórias do blog Projeto Tocantins. Na sua definição, encontramos toda a alma do projeto: "as impressões, as histórias, os contrastes, os aprendizados, as lendas, as pessoas, as culturas, as aventuras contadas por uma jornalista recém-formada no sul do Brasil que foi enviada para trabalhar no sul do Tocantins. Todas as histórias são verdadeiras. Umas vivenciadas por mim, outras vividas por terceiros. Tem também aquelas que os terceiros juram que aconteceram. Os nomes das cidades e de alguns personagens serão alterados quando se fizer necessário." Adorei e recomendo. Autêntico Remix do cotidiano.

Prazer, eu sou o velho do saco

Não sei onde eu estava na infância que nunca ouvi falar nada sobre o "velho do saco", só estórias com Saci, a Loira do Banheiro e outros mitos. Além da pamonha, já que sou de Piracicaba. Hoje, muito tempo depois, acordei pensando em mitos antigos, magias, baralhos mágicos etc. Como é feriado -- Dia da Consciência Negra, gosto mais de dia de Zumbi --, apesar de muitos estarem trabalhando, me dei folga [isso é o bom de ser freela] e fiquei assando a cuca na piscina. Levanto da cama e vejo na estante, bem me olhando "O castelo dos destinos cruzados". Resolvi levar Calvino comigo para reler suas narrativas a partir de tarôs antigos, usados, como dizia Calvino, como máquinas narrativas.

Foi um sol e tanto, sonhei bastante, me transportei para a taverna, ou castelo, e entrei nas histórias de amor, de luta, inveja e avareza. Agora, tentando trabalhar, descubro durante conversa adorável com meu namorado, o Velho do Saco . Reproduzo abaixo sua descrição na Wikipedia, assim posso apresentá-lo para outros, como eu.


Velho do saco é uma história muito popular, contada por pais para amedrontar crianças, é a história do "Velho Do Saco" (do português Velho/ Cidadão idoso; Saco/objeto utilizado no cotidiano para transportar pequenas quantidades de coisas quaisquer);
Conta a história que, caso a criança saísse de casa sozinha, ou fosse brincar sozinha na frente de sua casa, viria um velho sujo e mal vestido, um tipo de mau elemento, com um saco cheio de crianças que ele havia pego no caminho. Segundo a lenda, as crianças do saco que o velho carrega, eram crianças que estavam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas ou brincando na rua. O velho pegaria a criança caso ela saísse sem ninguém de dentro de casa.
Em versões alternativas da lenda, em vez de um velho, o elemento que levava as crianças era um cigano e, em versões remotas, esse velho ou o cigano levava as crianças para sua casa e fazia com elas sabonetes e botões

19.11.07

CNET TV promete movimentar o dia-a-dia dos ingleses












Acaba de se constatar que 80% dos britânicos com acesso a banda larga assistem vídeos online. O CNET TV , primeiro serviço especializado na produção de conteúdos em vídeo sobre música, cinema, televisão, jogos e tecnologias digitais, chega esta semana ao lares londrinos. Vale conferir também o blog deles CNET TV Blog

17.11.07

The Guardian 24 horas

Mais uma dica esperta de Marcos Palacios, do GJOL, que reproduzo a seguir: "Sendo um dos primeiros jornais online a funcionar 24/7 (vinte e quatro horas por dia/sete dias por semana) o
The Guardian
mostra essas 24 horas de várias maneiras. Uma forma sempre fascinante é ver, em rápida sucessão, na seção 24 hours, as melhores fotos que mostram o dia que se vai encerrando. Em cursos de fotojornalismo de nossas faculdades de Comunicação, uma passada pelo 24 horas deveria ser tarefa diária obrigatória para todos os estudantes". Concordo contigo Palacios e pretendo reservar 10 minutos das aulas para olharmos juntos as imagens do dia, o que fazia sem método, ou seja, em algumas aulas.

Blogamos na sala de aula # 5













Na última homenagem da semana, destaco o blog NAJOLPUC , blog dos alunos de Jornalismo da PUC-SP que abrange seis editorias distintas: Cinema, Comportamento, Cultura, Economia, Esportes e Política. No último post, uma entrevista exclusiva com João Pedro Stédile. O líder do MST faz uma série de considerações sobre o governo Lula e a crescente esquerda latino-americana. Confira!

Divino com chita




















Em tempo: procurando chitas no Google, encontro este quadro do divino com chita no Coisas de Saci. Acredito em Saci e adoro chita, casamento mais do que perfeito!

16.11.07

Chitas e Alice













Se eu tivesse tido uma filha mulher se chamaria Alice. Se eu tivesse uma casa de madeira teria chita no forro. Não tenho filha mulher, mas o filme A casa de Alice [em toda casa os segredos se escondem], primeiro longa de Chico Teixeira, traz Carla Ribas na pele de Alice, uma mulher que faz de conta que tudo vai bem. A película mostra o dia-a-dia sem maquiagem, até a cor escura-esverdeada da casa reflete pobreza, bem como o macarrão com suco em pó de uva, no jantar sem amor.

Chita é um tecido de algodão com desenhos de grandes flores coloridas. O tecido surgiu na Índia e, há tempos, já servia de toalha de mesa em casas de pau-a-pique brasileiras. Hoje me realizei almoçando olhando para um teto de chitas coloridas. O Ser-afim, restaurante vegetariano, localizado na Granja Viana, toca MPB, tem uma panqueca de espinafre [delícia dos deuses] e um astral pra lá de alegre. Muita flor, chita e descontração.

15.11.07

Crocs Mary Jane


Hoje ganhei minha primeira Crocs . A cor burgundy é um vinho bonito e o modelo Mary Jane me lembrou automaticamente da ruiva Mary Jane. Aliás, as Crocs lembram as amadas Birkenstock, as sandálias mais confortáveis do mundo. As Crocs são as Birkenstock remixadas, mais leves [pesam apenas 170 gramas], são ideais para atividades recreativas como pesca, vela, ciclismo, ou simplesmente para sair confortável num sábado pela manhã. Podem molhar sem problemas e são bem coloridas.

Jornalismo online será líder de audiência

Segundo pesquisa recém divulgada pela PricewaterhouseCoopers e pela Associação Mundial de Jornais (WAN), daqui a três anos, o jornalismo online representará 18% da audiência mundial de notícias, três vezes mais do que os 6% de mercado, representado por revistas e jornais. Agregadores de conteúdo (RSS) e sites de busca são apontados como os grandes facilitadores dos leitores, cada vez mais transformados em seus próprios editores. Segundo reportagem de Cleide Carvalho, do O Globo Online, 50 mil pessoas comentam diariamente as matérias publicadas pelo veículo.

Professores antenados














Adorei saber que o professor PC Guimarães também utiliza a ferramenta de blog para ensinar Jornalismo. Algo começa acontecer neste profissão, onde encontramos tantos colegas ainda reproduzindo um modelo de Jornalismo que não existe mais. Agarrados a uma idéia positivista de Imprensa. Parabéns pela iniciativa. Hoje, homenageio o blog Sem Fio , um espaço onde Cultura significa releituras de peças, filmes, programas televisivos, incluindo posts sobre seriados norte-americanos, artes plásticas etc. Bom feriado para todos!

13.11.07

Casa sensível

Raphaela de Campos Mello, do Mediações acaba de postar sobre a casa do futuro, ou seja, sensível. Adorei e reproduzo-o aqui.


"Dia desses, apurando informações para uma matéria sobre os rumos da tecnologia residencial, conversei com Guto Requena, arquiteto e pesquisador do Núcleo de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo (Nomads), que fica em São Carlos. Lá pelas tantas, descobri que a casa do futuro, além de automatizada e inteligente, será sensível. Sim, quase como aquele companheiro (a) ideal, sempre pronto para nos acolher nos bons e nos maus momentos. Seu nome é Emotive House, uma invenção do arquiteto holandês Kas Oosterhuis. O sistema funciona mais ou menos assim. Sensores espalhados por todos os cantos detectam o estado de espírito dos habitantes. Os sinais coletados podem ser objetivos, como a localização das pessoas na residência, ou, subjetivos, como o tom de voz e as expressões faciais. Munida com essas informações, a casa responderá sem julgamentos, somente com doses ilimitadas de compreensão e tolerância. Então, providenciará a luminosidade e a temperatura adequadas ao seu humor, escolherá aquela música que acalma ou anima, dependendo da situação, e até poderá colocar na TV seu filme predileto, se assim achar necessário. Tudo isso só para te animar. Bem, para os mais antenados, este post talvez não passe de uma notícia datada. Mas, para quem se impressionou como eu (longe, mas muito longe de ser uma aficcionada por tecnologia) e quer obter mais detalhes sobre a Emotive House, sugiro uma visita ao site do arquiteto"


Blogamos na sala de aula # 3















Mediações é o terceiro blog de alunos de Jornalismo que quero homenagear. O mais fresquinho da turma, nasceu há 15 dias nas aulas de Jornalismo Online do curso de pós-graduação da PUC-SP. Com a missão de levar a intuição, que designa antes de tudo um conhecimento imediato, formando um método, uma vez que método implica essencialmente em uma ou duas mediações [..] como nos apresentou DELEUZE. No meio de tanto conhecimento, propor narrativas reflexivas.

12.11.07

Blogamos na sala de aula # 2


















Minha homenagem aos blogs dos meus alunos de Jornalismo continua. Agora destaco o blog Seu Paulo , humorado registro do cotidiano paulistano. São curiosidades, histórias de imigrantes, culinária descolada, esportes e muitas dicas da turma da Paulista, uma editoria que dá dicas da maior avenida da cidade.

Se não consegue ir contra, junte-se a ele



A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey percebeu que não da mais para ficar fora do You Tube. Semana passada seu primeiro vídeo chegou ao You Tube, arrematando mais de 1 milhão de visitas. Agora seu programa de TV transforma personagens do You Tube, como a cantora holandesa Esmee Denters , que vem ganhando fãs no mundo todo depois que se lançou no You Tube, em entrevistados, bem como os bastidores do programa e tudo que ocorre durante os intervalos comerciais, acabam virando atrativo na Web. A própria Globo também já aderiu e agora é possível ver trechos de programas da casa postados no You Tube pela própria rede de televisão.

Choque de realidade


Ontem não conseguia dormir, fiquei na janela olhando o prédio em frente, o movimento das pessoas em volta da TV, o final do Fantástico passando no centro da sala. Entendo perfeitamente Welson esta sua vontade de brincar com o dia-a-dia. Vou citar duas vontades congeladas pelo choque de realidade. A primeira foi na terça-feira passada, eu parada no Minhocão olhando o trânsito caótico da janela de um taxi com ar condicionado. Ao meu lado se posiciona um motoqueiro com cabelos longos, tatuagem tribal no braço esquerdo, vestido todo de preto. Nunca andei de moto [...], imediatamente quis descer do taxi e pedir uma carona para ele, simplesmente passear pelo Minhocão olhando São Paulo de cima. Neste exato momento o taxista pergunta para qual rua iremos e o motoqueiro acelera e vai embora.

Na outra situação ganho um folheto de divulgação de um apto modelo e junto com ele chocolates em barra. Imediatamente pensei em visitar o apto, sentir o fofo do sofá, brincar de casinha na cozinha decorada. O choque de realidade veio imediatamente ao meu comentário: mas você nem está comprando apto? O que pretende fazer lá? Ia responder que era brincar de casinha, mas fiquei quieta e guardei o chocolate para comer depois. Acabo de iniciar a série cotidiana "Choque de Realidade" e convido cada um para contar sua história.

11.11.07

Gazeta Mercantil repaginada

Segundo reportagem publicada no Comunique-se, a Gazeta Mercantil chega às bancas amanhã (12) com um novo projeto gráfico. Segundo seus diretores Marcelo D’Angelo (conteúdo) e Jackson Fullen (geral), o objetivo da reforma é renovar o público leitor que, de acordo com eles, ainda que seja um dos mais fiéis, estaria envelhecendo. “Apesar de sermos líderes de mercado, queremos que o jornal agrade ao leitor que já se informou com a internet e suas ferramentas, como blogs”, afirma D’Angelo. Vale conferir!

Blogamos na sala de aula













Trabalhar fazendo o que gosto faz toda a diferença. Quando decidi sair de redação para ser pesquisadora e docente, não tinha tanta certeza de que dava para a coisa. Bom, 7 anos se passaram e vejo que foi a escolha certa. Ganho menos, gasto mais neurônios preparando aula, orientando alunos, mas nada substitui o prazer de não ter que particpar de reuniões inúteis, escrever planos de negócios que não sairão do papel, para poder trocar experiências com quem realmente quer te ouvir. Neste semestre, por exemplo, resolvi colocar no ar 5 blogs de alunos de Jornalismo -- todos ao mesmo tempo e com propostas editoriais diferentes. Um trabalhão e tanto para corrigir, ajudar nas pautas e tentar, juntos com essa meninada que nasceu em 1989/1990, achar a melhor narrativa jornalística na blogosfera. Foi demais! Os blogs estão ótimos. A cada dia desta semana publicarei uma homenagem. Hoje começo com o aPUCultura

9.11.07

Histórias da BRA

Nunca voei de BRA, tinha medo. Também não posso afirmar que a TAM e a GOL sejam seguras, ainda mais no país do apagão aéreo, apagão do gás, apagão da cidadania [...]Tenho acompanhado diariamente o blog da Ana Brambilla sobre seus dissabores com a BRA. Quarta-feira me chamou a atenção o post sobre o Limão com o título A BRA te deixou na mão? Conte sua história. Fui correndo conferir e não achei nenhuma história. Não acredito que não existam narrativas sobre a BRA, acho que falta conhecer melhor o Limão. Gostei da iniciativa.

Simulacro sexy


Tenho vontade de assistir Cansei de Ser Sexy amanhã, mas confesso que sair de casa num sábado de calor para participar do Planeta Terra me causa moleza. Adolescentes empurrando no portão, dirigir até a Avenida Nações Unidas, altura do número 20.000, não é mais pra mim.
Acho que estou mais para comprar no Neto Discos o novo CD "Simulacro", da banda Del Rey. Já ouvi China cantando no You Tube e como gosto do Rei e também do Iggy Pop, "Simulacro deve me agradar.

8.11.07

Pausa para o simples

Nesta tarde chuvosa, com trânsito caótico em São Paulo, compromissos que só crescem, resolvi tomar um café expresso com canela [que amo] na Fnac. Uma parada estratégica que me fez respirar um pouco [...] comprei a revista Real Simple Magazine e lá mesmo já acessei o site e fiquei assistindo os vídeos da revista/TV. Vale a pena parar para o simples. Como diz um amigo: todo dia tiro uma hora de férias. Pratique o ócio!

Tecnisa aposta na Web colaborativa














A incorporadora paulistana Tecnisa registrou mais de 30 mil downloads na área de conteúdo acadêmico do seu site. São cases com os trabalhos de responsabilidade social, internet, novas mídias, prêmios e imagens dos diferenciais dos apartamentos da empresa. A página é voltada para estudantes universitários, mestrandos e doutorandos, mas também tem sido usada como benchmark para outras empresas que estão migrando para a web 2.0.
Nada mais adequado do que comprar apto na planta pela web, derruba-se paredes, conversa com o corretor, negocia desconto. Isso rende muito mais do que aptos no Second Life. A própria Tecnica já percebeu que o Second Life funciona apenas como ação de marketing, mas que o colaborativo é que faz toda a diferença neste momento. Além do site acadêmico, a Tecnisa colocou no ar seu Blog tecnisa.

Marmota na Academia

Concordo contigo Marmota que o fato da professora Dra. Lúcia Leão querer te conhecer, pode não mudar seu cotidiano recheado de agruras com BRA, Sedex etc, mas aposto que quando conhecer a Lúcia, você vai mergulhar nos projetos, debates e ricas discussões sobre Web participativa. Lúcia Leão é, na minha opinião, a profissional que mais entende de redes sociais no Brasil. Também tenho certeza que suas respostas, para a minha tese de doutorado, ajudarão muito gente a entender para onde vamos com as redes sociais. O livro já está no prelo e logo também te aviso da tese disponível na rede. Sobre fazer ou não fazer mestrado? Sempre digo que vale a pena e não precisa e nem deve sair do mercado e se fechar na Academia. A cara da Academia quem faz é o docente, o pesquisador.

6.11.07

Se pá dos adolescentes paulistanos



O diretor Dácio Pinheiro colocou no You Tube a série Se pá, que pretende registrar, em pequenos capítulos, o perfil do adolescente brasileiro [rico]. A história gira em torno de uma festa que Nati dá em sua casa, e entre "ficadas", banhos de piscina e cachorros-quentes devorados, os jovens conversam sobre religião, política, amor e amizade. Assista o Se pá.... Amor!

5.11.07

FACOM lança Manual de Laboratório de Jornalismo


Será lançado no próximo sábado o Manual de Laboratório de Jornalismo na Internet, que reúne Exercícios e Estudos Dirigidos produzidos pelos Professores Marcos Palacios e Beatriz Ribas, entre 2005 e 2007, na Oficina de Jornalismo Digital da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).A publicação é a primeira desse tipo no Brasil e destina-se a uso em sala de aula, em cursos de graduação, atualização ou aperfeiçoamento em Jornalismo e áreas afins.Os exercícios têm caráter básico e introdutório e estão divididos em três tipos.Os exercícios incluídos na Parte I têm objetivos claramente instrumentais: gerar ou aperfeiçoar habilidades no uso de ferramentas e utilitários, geralmente on-line, que são essenciais para tarefas jornalísticas em geral e para a realização de exercícios mais avançados de observação, crítica e reflexão (Partes II e III). Post retirado do excelente GJOL

3.11.07

Gibson wife


Procurando curiosidades sobre os trabalhos de William Gibson, pai do gênero Cyberpunk, enconto esta linda foto outonal, tirada em 22 de outubro por sua esposa e publicada no blog William Gibson Books

Cérebro sonoro


Estou lendo "Alucinações musicais", de Oliver Sacks (74 anos), e confesso que cada vez gosto mais deste neurologista inglês que escreve com alma de artista. Logo na introdução do livro uma bela citação de Nietzsche:

Acompanhamos o ritmo da música involuntariamente, mesmo se não estivermos prestando atenção a ela conscientemente, e nosso rosto e postura espelham a "narrativa" da melodia e os pensamentos e sentimentos que ela provoca...


Em recente entrevista a revista Veja, Sacks revelou que descobriu um tumor no olho direito em 2005. Submeteu-se a tratamento por radiação e sessões de laser. A cura é incerta, mas, em vez de fazer do assunto um tabu, Sacks registra sua vivência da doença num diário. Num desenho do globo ocular, ele mostra a mancha que atrapalha sua visão. Para explicar como os objetos se tornam invisíveis para ele por causa dela, usa um conceito da astrofísica, os "horizontes do evento". Eles ocorreriam, segundo a teoria da relatividade de Albert Einstein, na periferia dos "buracos negros", dos quais nenhuma matéria ou radiação consegue escapar. Como saber que os "buracos negros" existem se não emitem luz ou outra radiação? Justamente pelos "horizontes do evento", turbulências detectáveis que ocorrem na fronteira do espaço-tempo e que sinalizam a existência de um "buraco negro" nas proximidades. "Como nos horizontes do evento, há experiências quase impossíveis de comunicar", diz Sacks. "Fazemos o possível com metáforas". Acho que só mesmo as metáforas para nos fazer continuar, seguir em frente e não olhar muito para trás.